SAÚDE

Nutricionista orienta sobre melhor dieta para emagrecer

Quem nunca decidiu fazer um regime de fome para perder aquela gordura que geralmente se acumula no abdome, especialmente quando soube que ela está quase sempre...

Thassiana Macedo
Publicado em 13/02/2013 às 10:42Atualizado em 19/12/2022 às 14:44
Compartilhar

Quem nunca decidiu fazer um regime de fome para perder aquela gordura que geralmente se acumula no abdome, especialmente quando soube que ela está quase sempre associada a problemas como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e a alguns tipos de cânceres, como o de mama, ovário e de endométrio? Acontece que a localização central da gordura corporal é influenciada por diversos fatores, que combinados ao sedentarismo são fatais, tais como genética, sexo, idade, tabagismo e ingestão de bebida alcoólica. Uma boa forma de evitar o desenvolvimento da gordura abdominal e também de perdê-la de forma saudável é através de uma reeducação alimentar.

De acordo com a nutricionista Danyela Gerolin, quem deseja perder peso sem prejudicar a saúde precisa começar pensando que alimentação equilibrada não deve ser um hábito sazonal. “A educação alimentar é para vida toda, respeitando a individualidade e o ritmo do indivíduo quanto ao seu gasto energético diário. Para um acompanhamento mais específico, o ideal é ter a orientação de um nutricionista”, destaca.

A especialista afirma que uma orientação importante é sempre levar em consideração quatro princípios básicos: “qualidade”, “quantidade”, “horário para se alimentar” e “combinações de alimentos saudáveis”. “Sempre que possível, dê preferência aos alimentos naturais em lugar dos processados industrialmente à base de aditivos químicos. O organismo tem dificuldade em assimilar e excretar componentes sintéticos, que vão se acumulando no corpo e podendo causar doenças. Alimente-se devagar, percebendo assim o sabor de cada alimento; deixe o ‘cérebro processar’ que você está se alimentando, respeitando, assim, as porções sugeridas pelos especialistas, evitando ‘burlar’ quantidades”, explica Danyela.

Outra orientação importante da nutricionista é saber o melhor horário para se alimentar. “O ideal é determinar uma rotina para realizar as refeições diárias, com o tempo o cérebro se adapta e consequentemente a pessoa diminui a compulsão alimentar. Alguns alimentos auxiliam a absorção de nutrientes como o ferro da carne vermelha e a digestão de outros. Um exemplo é a laranja, rica em vitamina C, após grandes refeições, como almoço e jantar. Já alimentos derivados de leite, quando consumidos após as grandes refeições atrapalham ou inibem a absorção dos nutrientes”, esclarece a nutricionista Danyela Gerolin.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por