Normalmente, alimentos consumidos no réveillon são ricos em gordura, bebidas calóricas e doces, mas é possível aproveitar sem exagerar
Nesta época de festas, bate um desespero quando lembramos que todo esforço para perder uns quilinhos ou manter a forma durante todo o ano pode ir por água abaixo com tantas tentações gastronômicas. Além disso, normalmente os alimentos consumidos no réveillon são extremamente calóricos, ricos em gordura, doces, sobremesas e bebidas calóricas, ainda mais se lembrarmos tudo o que foi consumido na semana passada, na ceia de Natal. Realmente, este não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar, mas sempre é hora de ter atenção à reeducação alimentar.
Por isso, a nutricionista Kézia Mendes Prata recomenda uma alimentação mais leve, à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas. “Antes das refeições faça um lanche saudável, utilizando frutas, cereais integrais e queijo
light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos. Faça as refeições do dia normalmente, inclusive as intermediárias. E lembre-se que sempre que entra muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que precisa e estoca o resto em forma de gordura”, frisa a especialista.
Kézia orienta evitar beliscar enquanto prepara os alimentos, pois, com beliscos, perde-se a noção da quantidade de comida que foi ingerida. “Evite beliscar castanhas, nozes, frutas secas, o dia todo. Apesar de serem ótimos alimentos para a saúde, são muito calóricos e em excesso contribuem muito para o aumento de peso. Lembre-se de mastigar bem os alimentos para sentir o sabor dos alimentos. Opte por saladas variadas, como alface americana, rúcula, agrião, repolho, que promovem a sensação de saciedade, e pelos pratos assados e grelhados, evitando frituras”, orienta.
Para as sobremesas, a nutricionista recomenda abusar de frutas da estação e dos sucos. “Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade, como o abacaxi, a ameixa, goiaba, laranja, o mamão, a manga, o maracujá, a melancia, nectarina, nêspera e pêssego. E, por fim, tire o foco da comida, pois o mais importante é estar com as pessoas, confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano”, completa Kézia Mendes.