Os ácidos graxos, como o ômega 3, são fundamentais para os praticantes de esportes. Essas substâncias atuam nas estruturas celulares
Os ácidos graxos, como o ômega 3, são fundamentais para os praticantes de esportes. Essas substâncias atuam nas estruturas celulares e nos processos metabólicos, sendo essenciais para o metabolismo energético e para a prevenção de inflamações. Diversas pesquisas apontam para o ganho de força alcançado a partir do consumo desses nutrientes, presentes em peixes de águas profundas e óleos de sementes, nozes e castanhas.
Segundo a nutricionista Larissa Marin, o ômega 3 atua diretamente no sistema imunológico, o que pode ser de grande importância para atletas que se submetem a treinos intensos. “Com a presença desses ácidos graxos no organismo, aumenta-se o perfil lipídico e chega-se a uma dieta que tem sido considerada por pesquisadores de qualidade superior à dieta rica em carboidratos. Isso ocorre porque o organismo aumenta a utilização de gordura como fonte energética no repouso e durante o exercício, potencializando o estoque de triglicerídeos no músculo e diminuindo o uso da glicose”, explica a especialista.
Para os esportistas em geral, Larissa Marin destaca que quanto maior a capacidade cardiovascular, melhor o desempenho, devido à maior capacidade aeróbia. “Logo, é de extrema importância que os atletas evitem os possíveis fatores de risco para problemas cardíacos. O consumo regular de ômega-3 auxilia na prevenção de alterações cardíacas a médio e longo prazo. Entre os inúmeros benefícios desse ácido graxo, observa-se ainda sua capacidade de auxílio na manutenção do peso”, completa a nutricionista. (TM)