Como diz a famosa música, moramos em um país tropical, ou seja, calor em boa parte do tempo, e a cada ano parece estar ainda mais quente. Resultado? O número de instalação de ar-condicionado aumentou em todo o território brasileiro.
Em pesquisa feita pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, foi mostrado que dezembro de 2019 comparado a 2020 teve um aumento de 44% no número de instalação de ar-condicionado.
Segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o estado do Rio de Janeiro tem três vezes mais aparelhos do que a média nacional.
Junto ao aumento do uso diário nas casas brasileiras, vem também a conta de luz no fim do mês. O ar-condicionado é o aparelho doméstico com maior consumo de energia, sendo uma média de 200 kWh por mês, representando um aumento médio de R$100 na conta.
Economia
Há algumas maneiras de economizar utilizando o aparelho sem precisar gastar uma fortuna todo fim do mês:
- Escolha modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia A;
- Fique de olho ao local onde será instalad antes de instalar o equipamento é preciso calcular a quantidade de BTU/h do ambiente, entre outras variáveis, ou seja, procure sempre por um profissional;
- Inverter: tecnologia presente em muitos aparelhos, o modelo inverter pode ter uma economia de até 70% no consumo de energia! Ao invés de ligar e desligar a refrigeração, o ar condicionado reduz ou aumenta a velocidade de rotação;
- Deixe os filtros sempre limpos: isso já faz parte da rotina, mas muitos não sabem que o acúmulo de poeira neles aumenta o consumo de energia já que a passagem de ar será dificultada;
- Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo;
- Feche as janelas: evite que o sol entre no cômodo, pois ele aquecerá o ambiente, e o aparelho terá trabalho em dobro para refrigerá-lo.
- Frio excessiv procure regular o termostato adequadamente. Geralmente 23 graus é ideal.
Outras alternativas
O ar-condicionado requer gastos e cuidados sempre, ou seja, não é para qualquer bolso brasileiro. Dentre outras alternativas para se refrescar, o climatizador de ar é uma excelente opção.
Mas qual a diferença dele para o ar-condicionado? Eles não esfriam o ar, mas amenizam a temperatura.
Dentre seus benefícios:
- Baixo consumo de energia (cerca de 90% a menos do que um ar-condicionado);
- Em cômodos fechados podem melhorar a qualidade do ar;
- Não é preciso isolar o cômodo para o aparelho funcionar;
- É excelente para quem mora em cidades com clima seco (umidifica o ar);
- Ideal para pessoas com problemas respiratórios;
- Renovação e filtragem do ar que entra no ambiente;
- Baixo custo de manutenção;
- É possível utilizar a água da chuva;
- Não agride a camada de ozônio;
- É de fácil instalação e não necessita promover o isolamento do ambiente;
- Pode ser transportado para vários cômodos da sua casa.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!