EM FORMA

O frio chegou, e agora? Educador físico dá dicas para driblar a ‘preguiça’ de inverno

Rafaella Massa
Publicado em 18/06/2023 às 18:21
Compartilhar

Além de principal arma para quem busca o “corpo perfeito”, os exercícios físicos são extremamente importantes para a saúde pessoal. Uma rotina adequada de movimento pode ajudar a prevenir e combater vários tipos de doenças, tanto cardiovasculares, quanto respiratórias. Mas, com o frio recente em Uberaba, como manter o pique e a disciplina física? Confira dicas separadas pelo Jornal da Manhã: 

Neste momento em que as temperaturas apresentam queda, as academias perdem grande parte de seus adeptos, bem como cai a movimentação nos campos de futebol, quadras de vôlei e beach tennis, entre outros esportes. No entanto, o personal trainer Diego Martins explica que essa não é a hora de parar. Inclusive, os esportes coletivos são boas alternativas. “Porque, às vezes, na musculação e até mesmo na caminhada, que a pessoa faz individual, ela vai estar mais desanimada. Por exemplo, o circuito funcional, uma pedalada em grupo, entre outros esportes coletivos, como o vôlei, o futebol, são boas ideias. Porque um puxa o outro e estimula à prática de exercícios", explica. 

Ainda segundo o educador físico, neste período do ano é preciso prestar atenção na alimentação, porque é o momento em que o corpo mais pede alimentos gordurosos e mais calóricos. 

Mas para quem está iniciando agora a vida esportiva, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico, segundo Diego. Essa visita a um especialista é essencial para saber se não há nenhum tipo de restrição. “Depois, procurar um profissional de Educação Física, para acompanhar, juntamente com um nutricionista. Porque acontece de a pessoa começar a treinar sem auxílio nenhum, até mesmo sem um personal, aí vai treinando por conta e não consegue chegar no objetivo que ele quer. Além disso, pode acabar se lesionando ao colocar muito peso. Então, o correto é procurar esses três profissionais. Primeiro o médico, depois o treinador físico, mais o nutricionista”, informa Martins. 

Idosos. No caso de pessoas idosos, manter o ritmo dos exercícios físicos durante o frio é mais importante do que nunca. Afinal, conforme conta Diego Martins, com apenas dois meses de frio e sem treinar, todo o tempo e esforço gasto anteriormente acabam se perdendo. “Tanto o condicionamento físico, como força. O objetivo é que as pessoas mais próximas os incentivem a irem e não perderem o desenvolvimento físico. E, nessa faixa etária, a gente perde muito fácil. Tanto o condicionamento quanto a força física”, finaliza. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por