SAÚDE

O que a Arquitetura pode fazer pela sua saúde?

Larissa Prata
lpciabotti@gmail.com
Publicado em 26/09/2020 às 11:05Atualizado em 18/12/2022 às 09:47
Compartilhar

Arquiteta Mariah Hueb explica que a casa de uma pessoa com alergias respiratórias deve ser pensada de forma a privilegiar a luz solar e a ventilação

Mais do que beleza e estética, a Arquitetura é uma grande aliada da saúde. Além de ser fundamental em casos onde há normas sanitárias a serem seguidas para o exercício regular em algumas profissões, a Arquitetura também pode auxiliar bastante em outros casos, como os de pessoas com alergias respiratórias. Nesse sentido, a arquiteta Mariah Hueb, que é alérgica – ela tem rinite, é enfática: “se livre de tudo que acumule pó”.

Entre as sugestões de Mariah, que devem ser observadas na hora de construir, reformar ou decorar o ambiente, o ideal é buscar por ventilação e luz do sol. “Móveis como sofá e cama devem receber a luz do sol da manhã. A inferência de luz solar durante a manhã impede que os móveis fiquem úmidos, o que dificulta o aparecimento de mofo e ácaros”, explica.

A arquiteta destaca ainda sobre o papel do ar-condicionado. “Ar-condicionado pode ser péssimo para quem tem alergias respiratórias, como rinite. Agora se não tiver um ambiente favorável as indicações sã ligar o aparelho do quarto, fechar a porta e quando entrar para dormir desligar. E manter uma boa manutenção limpando os filtros de 6 em 6 meses”, orienta.

O ar-condicionado é, de fato, protagonista na vida de todo mund quem não ama, odeia e quem não odeia, ama. O pneumologista Pedro Pompeu explica que ele não é de todo ruim para nós, desempenhando um bom efeito ao filtrar o ar que vamos respirar e que vem de fora. “Algumas partículas mais grosseiras são barradas pelo filtro”, afirma.

Por outro lado, ele resseca ainda mais o ambiente ao retirar a umidade, mas o efeito disso nas pessoas é extremamente variável. A grande maioria das pessoas que tem rinite, asma, etc., tem uma má tolerância ao ar-condicionado. Mas algumas pessoas não têm problema nenhum. Nesse sentido, Pedro Pompeu sugere ligar o ar-condicionado junto com o umidificador, de forma compensatória.

Plantas. Uma casa não é um lar sem as plantas, certo? E elas também têm papel de destaque na decoração principalmente para pessoas alérgicas. Claro que não é viável investir naquelas que têm cheiro intenso, que podem provocar espirros e coriza. Para que as plantas exerçam a função de purificação do ar é preciso que estejam em quantidade. Ter poucos vasos em casa são mais ornamentais do que úteis aos alérgicos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por