SAÚDE

Obesidade e sobrepeso podem desencadear diversas doenças

A obesidade é um problema de saúde que está afetando grande parte do mundo. Nos EUA, 34% da população é obesa; no Canadá, 36%

Thassiana Macedo
Publicado em 30/05/2014 às 20:56Atualizado em 19/12/2022 às 07:33
Compartilhar

A obesidade é um problema de saúde que está afetando grande parte do mundo. Nos Estados Unidos, 34% da população é obesa; no Canadá, 36%, e na França, 10%. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, 15,8% da população adulta é obesa e 48,5% dela tem sobrepeso. Assusta também a velocidade com que as crianças estão entrando na faixa de sobrepeso e obesidade, caracterizando uma epidemia. Além de aumentar o risco para doenças como diabetes tipo 2, câncer e cardiopatias, um estudo publicado recentemente no jornal norte-americano General Dentistry afirma que a obesidade também é um fator de risco para a gengivite.

De acordo com a pesquisa, o organismo de uma pessoa obesa produz citocinas sem parar. São proteínas com propriedades inflamatórias que podem lesar diretamente os tecidos gengivais, reduzindo o fluxo de sangue e resultando em doenças como a gengivite, por exemplo. Como a gengivite também produz citocinas, o nível dessas proteínas inflamatórias na corrente sanguínea acaba desencadeando uma reação em cadeia.

Para o cirurgião-dentista Hugo Giovanni Motta Benedetti, independente desse processo, pessoas obesas ou acima do peso podem ter uma saúde gengival satisfatória, desde que se dediquem a uma boa higiene bucal e façam o acompanhamento odontológico como qualquer outra pessoa.

Caso uma pessoa já tenha desenvolvido a gengivite, o especialista destaca que o tratamento é a remoção dessas placas pelo cirurgião-dentista, através de aparelhos de ultrassom e raspagens com curetas, aliadas ao jateamento com bicarbonato de sódio e agentes microbianos. “É importante também a orientação de higiene bucal que deverá ser seguida à risca pelo paciente. Isso porque essa doença pode evoluir e causar a periodontite, que acarreta a perda óssea e, consequentemente, compromete a sustentação e mobilidade dental, o que resulta na perda do dente”, completa Benedetti.

Além disso, é importante que as pessoas visitem pelo menos duas vezes ao ano o cirurgião-dentista para avaliar os riscos de desenvolver gengivite e determinar estratégias de prevenção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por