SAÚDE

Obsessão por doenças e automedicação são sinais de hipocondria

Segundo o psicólogo Breno Rosostolato, obsessão é uma alteração no pensamento que cria impulsos, imagens, cenas e dúvidas

Thassiana Macedo
Publicado em 07/11/2013 às 12:20Atualizado em 17/12/2022 às 09:39
Compartilhar

Hipocondríacos estocam medicamentos para se sentirem seguros e pesquisam remédios para sua doença

A hipocondria é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela hipervalorização de sintomas absolutamente normais, fazendo o indivíduo acreditar que é portador de uma doença grave, muitas vezes “ainda não diagnosticada”. Geralmente, os pacientes têm um medo irracional da morte, observam qualquer mudança e alterações no próprio corpo e devido a isso vivem na iminência de estarem doentes. A doença está associada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), à depressão ou à ansiedade.

De acordo com o psicólogo Breno Rosostolato, a obsessão é uma alteração no pensamento que cria impulsos, imagens, cenas e dúvidas que invadem a consciência. “São ideias impulsivas experimentadas como inapropriadas, que se manifestam de forma involuntária, repetitiva, persistente e absurda. Estes seriam os pensamentos que o hipocondríaco sustenta sua convicção de que está doente. A pessoa, na tentativa de evitá-las ou ignorá-las, passa a ter comportamentos ritualísticos a fim de neutralizar a ansiedade causada por estas ideias, que dão origem a compulsão. Atos repetitivos, como verificar se fechou a porta da casa quatro vezes, ou atos mentais, como rezar, contar e repetir frases são típicos de pessoas compulsivas e comportamentos que atenuam a angústia”, explica.

O especialista alerta que é comum o hipocondríaco se automedicar e buscar remédios para curar a suposta doença. “Em alguns casos, estocam medicamentos em casa para se sentirem seguros e pesquisam remédios para sua doença. A hipocondria afeta pessoas carentes, com baixa autoestima e que sentem necessidade de atrair atenção”, esclarece. Breno ressalta que os sintomas mais temidos são dor no peito, o que poderia levar a um processo de infarto; sede crônica, muitas vezes associada a diabetes; perdas ocasionais de memória e vir a sofrer do mal de Alzheimer; dificuldade de respirar, relacionada pelo hipocondríaco a doenças cardiovasculares; dores crônicas de cabeça; e tosses constantes, que são associadas à presença de tumores, meningite, tuberculose ou câncer.

Segundo o psicólogo, o tratamento para hipocondria é a psicoterapia para a conscientização e a aceitação do paciente de que precisa de ajuda. Depois é preciso buscar as raízes da hipocondria, que são situações da vida do indivíduo ainda mal resolvidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por