Independente da época do ano, a maioria das pessoas adota os óculos de sol como companheiros fiéis para minimizar o desconforto da claridade
Independente da época do ano, a maioria das pessoas adota os óculos de sol como companheiros fiéis do dia a dia para minimizar o desconforto da claridade nos olhos. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que é preciso ter cuidado na hora de escolher o modelo de óculos a serem usados, a fim de evitar problemas oculares.
De acordo com a oftalmologista Roberta Lilian Fernandes de Sousa, alguns cuidados importantes devem ser tomados na hora da escolha dos óculos. “Os óculos de sol precisam ter a proteção ultravioleta, ou seja, contra os raios UVA e UVB, porque os óculos escuros que não tenham essa proteção vão causar um ambiente mais escuro em torno dos olhos, fazendo com que a pupila dilate mais ainda. À noite, a nossa pupila fica mais aberta, permitindo que entre mais luminosidade no olho para que possamos enxergar os objetos. Durante o dia, essa dilatação permite que os raios solares entre mais nos olhos e o prejuízo é maior”, explica.
O ideal, segundo Roberta de Souza, é comprar os óculos em uma ótica que realmente ofereça a garantia de que a lente possui proteção UVA e UVB, já que usar óculos de sol sem essa proteção pode causar problemas à pessoa quando estiver mais exposta à luz solar. “Se ela tiver usando óculos sem nenhuma proteção, o prejuízo à visão será bem maior. É claro que mesmo com a proteção dos óculos é importante evitar exposição nos períodos em que a radiação é maior, entre 10h e 16h, e no horário de verão, um pouco mais tarde. É quando há maior radiação solar. Neste período, se uma pessoa usa óculos escuros, mesmo com proteção UVA e UVB, a exposição ainda é um pouco maior, mas esses óculos vão protegê-la, embora não totalmente, dos danos nocivos dos raios ultravioleta”, alerta.
Roberta de Souza destaca que o ideal é que a pessoa evite se expor no período em que a radiação dos raios do sol é maior. (TM)