Embora os cuidados com a pele em relação aos raios ultravioleta (UV) sejam bem difundidos, a população não está alerta sobre a necessidade de proteger também os olhos
Embora os cuidados com a pele em relação aos raios ultravioleta (UV) sejam bem difundidos, a população não está alerta sobre a necessidade de proteger também os olhos. A exposição ocular frequente à radiação UV ao longo dos anos pode causar sérios danos, como a catarata, o câncer e outras doenças. Para prevenir os problemas provenientes do sol, é recomendado o uso de chapéu de abas largas e óculos escuros. Porém não basta usar qualquer óculos de sol, é preciso ter cuidados especiais ao escolher não apenas o melhor modelo, pela moda, mas pela sua eficiência.
De acordo com a oftalmologista Roberta Lilian Fernandes de Sousa, alguns cuidados devem ser tomados na hora da escolha do melhor. “Os óculos de sol precisam oferecer a proteção ultravioleta, ou seja, contra os raios UVA e UVB. Isto porque os óculos escuros que não têm a proteção vão causar um ambiente mais escuro em torno dos olhos, fazendo com que a pupila dilate mais ainda, como acontece à noite, por exemplo, quando a pupila fica mais aberta. Isso permite que os raios, que podem ser prejudiciais, entrem com mais facilidade no olho, causando maior prejuízo”, esclarece.
A especialista orienta que o ideal é as pessoas realizarem a compra dos óculos de sol em uma ótica, onde é possível obter a garantia de que a lente realmente oferece proteção tanto contra os raios UVA, como contra os UVB. Roberta Lilian alerta ainda para os problemas que podem ocorrer caso uma pessoa fique exposta à luz solar utilizando os óculos de sol sem a proteção contra os raios ultravioleta. “Se uma pessoa estiver usando aqueles óculos escuros sem nenhuma proteção, o prejuízo da visão dela será bem maior. É claro que sempre é preciso evitar aqueles períodos mais graves de exposição ao sol, quando sabemos que a radiação é maior. Geralmente é entre 10h e 16h que se tem a maior exposição à radiação solar, sendo que no horário de verão esse período se estende até um pouco mais tarde. E mesmo que uma pessoa utilize óculos escuros com proteção, a exposição é um pouco maior”, afirma.
A oftalmologista Roberta Lilian informa que, ao usarmos óculos escuros com proteção, estamos protegendo os olhos contra os raios ultravioleta, mas não totalmente. “O ideal é que a exposição ao sol nesse período, mesmo com o uso dos óculos escuros, seja evitada”, frisa.