A organização não governamental (ONG) Smile Train lançou campanha de divulgação sobre tratamento de fissuras labiopalatais
A organização não governamental (ONG) Smile Train lançou campanha de divulgação sobre tratamento de fissuras labiopalatais, também conhecidas como lábio leporino, em crianças.
A ação está ocorrendo em todo o país, por meio do site da ONG, o www.smiletrainbrasil.com, das redes sociais e por meio de parceiros.
O problema ocorre quando o desenvolvimento do bebê é incompleto durante a gestação e ele permanece com uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca).
A fissura também pode ocorrer simultaneamente no lábio e no palato. A campanha tem como objetivos fazer com que as pessoas saibam que existe tratamento para a fissura e aumentar em 20% o número de cirurgias corretivas no Brasil. Aproximadamente
4 mil crianças nascem por ano no país com esse problema, mas apenas a metade consegue passar pelo procedimento cirúrgico.
“A expansão dessa campanha é fundamental para proporcionar às pessoas que sofrem com fissura labiopalatal as mesmas oportunidades de uma pessoa sem esse problema”, diz a gerente do programa Smile Train Brasil, Mariane Góes. No Brasil desde 1999, a Smile Train auxilia na realização de cirurgias gratuitas para tratamento de fissuras labiopalatais e monitora o resultado pelo acompanhamento de diversas áreas, como fonoaudiólogos, ortodontistas, otorrinolaringologistas e dentistas.
A ONG alcançou no ano passado o total de 13,5 mil cirurgias em parceria com cirurgiões e hospitais espalhados pelos estados de Minas Gerais, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.