Mesmo que em alguns momentos este possa ser um tema tabu, é certo que uma alta porcentagem de pessoas, tanto homens quanto mulheres, sofrem algum tipo de problema sexual ao longo de sua vida. As causas podem ser muito variadas e, além de a pessoa que o sofre, também afeta bastante, o seu par, já que as relações sexuais entre ambos passam a ser insatisfatórias ou, no pior dos casos, inexistentes.
Para aliviar os efeitos deste tipo de problema, e evitar que terminem afetando o seu relacionamento amoroso, é muito importante conhecer qual é o tipo de transtorno que se trata e quais podem ser as causas que o motivam. Por esta razão, é importante procurar e seguir os conselhos e recomendações dos especialistas.
Alguns dos problemas sexuais mais comuns podem aparecer em épocas da vida em que você esteja muito estressado, seja no trabalho ou na vida pessoal. Um conselho para reduzir o stress e relaxar o seu corpo e sua mente é viajar.
Realizar uma viagem pode produzir paz interior e desfrute do ócio que outro país pode te oferecer fará que você se esqueça de todo o stress. Um lugar interessante para ir pode ser Portugal. Se desconectar na magnífica costa de Algarve, desfrutar das ruas cheias de história de Lisboa ou viajar a Porto e relaxar com os serviços de acompanhantes experientes. Portugal é um país que tem muito a oferecer e um lugar idílico para se desconectar do stress do dia a dia.
Ainda que o stress seja uma causa muito comum que pode afetar a sua vida sexual, é importante conhecer os problemas sexuais mais frequentes, tanto os seus sintomas como as suas causas, já que pode sofrê-los a qualquer momento da sua vida, e deve saber como tratá-lo. Na continuação, detalhamos três dos problemas sexuais mais comuns entre homens e mulheres:
Disfunção erétil. Neste caso, o homem não é capaz de conseguir ou manter uma ereção, o que repercute na sua capacidade de ter uma relação sexual satisfatória. A disfunção erétil pode repercutir de forma muito negativa na vida do afetado, já que a baixa autoestima e o desgaste de suas relações interpessoais são consequências deste tipo de problema.
O transtorno de desejo sexual: Se apresenta com frequência em muitas pessoas, e pode afetar tanto homens como mulheres, sendo mais comum no sexo feminino. Pode estar sendo causado tanto por problemas físicos como psicológicos, e ocasiona uma grande inapetência naquelas pessoas que o sofrem. Inclusive pode chegar a provocar a rejeição ou a falta de desejo por qualquer tipo de atividade sexual.
Seguindo com o delicado assunto das alterações de caráter sexual mais comuns em ambos sexos, a temida ejaculação precoce masculina é uma delas. As causas psicológicas são a explicação para a maioria dos casos deste tipo de transtorno, porque a pessoa que o sofre (os homens neste caso) expulsa o sêmen de forma prematura em resposta a uma estimulação sexual. Obviamente, o faz de forma involuntária, o que irá derivar em um sério problema de autoestima.
Para tratar este tipo de problema sexual, além de outros que se apresentam com relativa frequência como o vaginismo, a anorgasmia, o transtorno na excitação sexual da mulher, o transtorno por dor ou transtorno por aversão ao sexo, o mais importante é pôr-se em mãos de profissionais qualificados. Como a maioria dos transtornos tem uma origem psicológica, a terapia sexual resulta muito efetiva na maioria dos casos.