SAÚDE

Outono e inverno são estações ideais para cirurgias plásticas

No caso das cirurgias estéticas, a lipoaspiração está entre os procedimentos mais executados, representando 20% das 700 mil operações que ocorrem todo ano no Brasil

Publicado em 05/06/2013 às 10:04Atualizado em 19/12/2022 às 12:39
Compartilhar

Thassiana Macedo

Adriano Peduti ressalta que a lipoaspiração visa a retirar gordura localizada e não é uma cirurgia para emagrecer

O Brasil tornou-se um verdadeiro paraíso das cirurgias plásticas. Só no ano passado, foram realizados quase 700 mil procedimentos no país. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), no caso das cirurgias estéticas, a lipoaspiração está entre os procedimentos mais executados, representando 20%. Realizada com o objetivo de retirar as gorduras localizadas e modelar o contorno corporal, este procedimento proporciona resultados satisfatórios, que, com bons hábitos, como atividade física e uma alimentação balanceada, são mantidos por um longo período.

Ainda de acordo com a entidade, realizar este tipo de intervenção cirúrgica, no outono ou no inverno, é a melhor opção, já que o clima frio contribui para a diminuição do edema, além de proporcionar mais conforto na utilização de cintas cirúrgicas, malhas indispensáveis durante o pós-operatório. Para o cirurgião plástico Adriano Peduti, na verdade, não existe o tempo certo para a realização da plástica. O momento ideal é aquele em que a pessoa tem um tempo mínimo para a boa recuperação. “O que acontece é que, nesta época do ano, período de inverno, a procura é maior em função de alguns detalhes. O principal deles está relacionado ao conforto para lipoaspiração e cirurgia de abdome, que precisam do uso de cintas modeladoras, que é mais confortável no período frio. No verão, torna-se desconfortável, uma vez que a indicamos de 30 a 60 dias”, explica.

Ponto tão importante quanto este destacado pelo cirurgião está relacionado ao inchaço ou edema pós-operatório. “Quanto menor a temperatura, menor o inchaço e mais rápida vai ser a recuperação. Outro detalhe frequente aqui no Brasil é a procura nos meses de junho, julho e agosto por pessoas que estão se preparando para o verão. Isso porque normalmente recomendamos a não exposição solar, principalmente para a cicatriz, por um período de dois a seis meses. Por isso, as pessoas que operam nesse período vão poder desfrutar as férias de dezembro e janeiro, como praias e sol, com mais tranquilidade”, completa o especialista.

Recuperação. Antes de optar pela cirurgia plástica, é aconselhável conhecer o histórico do médico, a infraestrutura do local onde será realizada a operação, bem como estar preparada e com todos os exames em dia para que haja uma recuperação sem sustos. O cirurgião plástico lembra, ainda, que, no caso de quem faz a lipoaspiração, é preciso atenção às recomendações do pós-operatório, como o uso correto da cinta modeladora e a realização de sessões de drenagem linfática. “A lipoaspiração se presta a retirar a gordura localizada e não é uma cirurgia que visa o emagrecimento. Portanto, para quem está acima do peso, a recomendação é perder peso suficiente para que possamos, enfim, remover a gordura localizada”, ressalta Adriano Peduti. Ou seja, será eliminada aquela gordura difícil de perder com atividade física.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por