Adotar uma rotina de cuidados é essencial para o diagnóstico precoce e tratamento de várias doenças, dentre elas, o câncer de mama, que é o mais incidente deles entre as mulheres ao redor do mundo. Especialistas destacam que, com a descoberta da doença nos estágios iniciais, aliada a um tratamento adequado, a chance de cura é grande.
Quando se fala em cuidados preventivos contra o câncer de mama, o médico Alexandre Gomes - diretor de oncologia do Sistema Hapvida – chama atenção das mulheres quanto ao período recomendado para o início do acompanhamento especializado. “Para a mulher sem histórico familiar de câncer de mama, o correto é começar a realizar a mamografia a partir dos 45 anos, anualmente, por 10 anos. Dos 45 aos 55 anos e, depois disso, vai depender da orientação de cada profissional”, esclarece.
Gomes destaca ainda que existem diferenças nos cuidados preventivos entre uma mulher com histórico familiar da doença e aquelas que não tem. “A Sociedade Brasileira de Mastologia orienta essas pacientes, que têm fatores de risco elevados, a começarem a prevenção a partir dos 35 ou 40 anos, com a mamografia ou ultrassom de mamas”, destaca.
Com relação ao autoexame, o especialista alerta que o ideal é sempre buscar orientação especializada. “Muitas pessoas acreditam que a detecção precoce do câncer de mama pode ser feita pelo autoexame. Já foi provado, cientificamente, que isso não é um fator determinante. De qualquer forma, é muito bom a mulher conhecer o seu corpo para que, tendo alguma alteração, ela procure imediatamente o seu médico para fazer uma mamografia, um ultrassom ou outro exame que possa ser indicado pelo profissional que a acompanha”, finaliza.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.