Segundo o especialista Odilon Ferreira Neto, a voz é resultado do ar que sai dos pulmões e faz vibrar as pregas vocais na laringe. “Por isso, cada pessoa tem suas próprias características de voz, que é uma importante ferramenta da comunicação e expressão”, explica. Ele destaca que a voz é um instrumento de trabalho para muitos profissionais, como vendedores, professores, locutores, palestrantes, cantores e artistas de teatro. O problema é que nem sempre essa importante ferramenta recebe os cuidados que merece e necessita para continuar funcionando de maneira saudável.
Especialmente quem usa a voz como instrumento de trabalho deve ter atenção redobrada, sabendo o que evitar e como reconhecer alguns sintomas, já que hábitos simples, além da visita periódica ao médico, podem ajudar a manter em dia a saúde da voz. “A principal dica em relação ao cuidado com a voz é o não exagero. A pessoa que trabalha com a voz deve procurar manter a respiração de forma adequada, deve articular bem as palavras, não jogando todo o ar que estiver no pulmão para fora, deixando de puxá-lo de volta. É importante sempre buscar pausas na hora de conversar, porque um dos maiores riscos à voz é o exagero na hora de usá-la.
A maioria das pessoas que trabalham com a voz acaba se esquecendo, principalmente, de respirar e de descansar”, revela a fonoaudióloga
Adeliana de Lima.
A especialista destaca que, além dessa preocupação, é preciso manter outros cuidados, como beber água regularmente para hidratar as pregas vocais (no mínimo dois litros por dia), evitar cigarro, álcool, café, leite e outras substâncias que pesam sobre a prega vocal e que possam causar lesões. “Além disso, sempre que estiver com a garganta infeccionada ou inflamada, evitar usar pastilhas ou algum tipo de xarope sem a indicação médica, porque pode causar algum trauma vocal. São a estes cuidados em relação a voz que as pessoas devem estar mais atentas”, frisa Adeliana. Outro ponto fundamental não só para quem trabalha com a voz é se alimentar de forma saudável, ingerindo frutas e verduras, principalmente a maçã, que é um excelente alimento adstringente e cuja mastigação exercita a musculatura facial.