Dieta saudável e equilibrada, hidratação e evitar a exposição excessiva ao sol são hábitos que favorecem o fortalecimento do sistema imunológico
Durante a Copa do Mundo de Futebol, que este ano é sediada pelo Brasil, as possibilidades de interação com pessoas de diversos locais do mundo serão enormes. É importante que nos preparemos para este momento, principalmente em relação à saúde. Viajar, ver os jogos e conhecer cidades estão no planejamento de muitos, mas é preciso estar saudável para fazer isso com prazer e retornar para casa sem problemas.
A médica patologista Eliane Milhorim Silva explica que a primeira ação para garantir uma viagem com saúde é marcar uma consulta médica com antecedência para avaliação dos riscos e medidas de prevenção, como vacinas, medicamentos e orientações para a prevenção de acidentes. “É recomendável levar um kit montado de acordo com as condições de saúde do viajante, para facilitar o tratamento de doenças preexistentes, de intercorrências e prevenção de doenças específicas do viajante. Quem faz uso de medicamentos deve levar cópia das receitas. Além dos medicamentos de uso diário, devem fazer parte do kit medicamentos para dor, febre, náuseas e vômitos, antialérgicos, descongestionantes, soluções salinas nasais, antibióticos, lenços antibacterianos ou álcool gel para higiene das mãos e preservativos”, esclarece.
A especialista destaca que, além de itens de primeiros socorros, não devem ser esquecidos os repelentes de insetos, mosquiteiros e o protetor solar. “É importante estar com as vacinas em dia. O adulto não sabe ou não dá a atenção devida à vacinação. Existem muitas vacinas que exigem reforços de tempos em tempos e outras que muitos adultos não receberam porque são vacinas lançadas mais recentemente. A vacinação do turista é importante para a proteção dele e das pessoas no local para onde ele se destina, além de evitar que, ao voltar para casa, ele traga consigo vírus ou bactérias incubados. A vacinação deve acontecer antes da viagem para ser eficaz”, afirma Eliane Milhorim.
A médica patologista destaca, ainda, que é muito importante seguir algumas recomendações básicas para fortalecer a saúde e o sistema imunológico contra doenças. “Adote uma dieta leve e fracionada; consuma água mineral engarrafada ou bebidas industrializadas; não use gelo de procedência duvidosa; não nade em locais impróprios para banho. Lave as mãos com frequência e, quando não for possível, use álcool gel. Use roupas adequadas e calçados confortáveis; evite exposição prolongada ao sol nos horários entre 10h e 16 horas; abuse de chapéus e bonés; beba muito líquido. E garanta uma excelente viagem fazendo um planejamento voltado para a prevenção de doenças”, completa a especialista.