SAÚDE

Pediatra alerta sobre as doenças respiratórias causadas pelo VSR

A infecção pelo vírus sincicial respiratório, conhecido pela sigla VSR, pode se apresentar apenas como sintomas de um resfriado forte

Thassiana Macedo
Publicado em 22/05/2014 às 23:16Atualizado em 19/12/2022 às 07:39
Compartilhar

Em crianças e adultos sadios, a infecção pelo vírus sincicial respiratório, também conhecido pela sigla VSR, pode se apresentar apenas como sintomas de um resfriado forte. Porém, em bebês prematuros nascidos abaixo de 29 semanas de gestação, ou bebês com cardiopatia congênita ou broncodisplasia pulmonar, pode ser fatal. Estima-se que a taxa de mortalidade em decorrência do VSR é em torno de 5%.

De acordo com o pediatra Renato Kfouri, 10,5% dos nascimentos no Brasil ocorrem antes do período considerado normal, que é a partir de 37 semanas. O problema é que bebês prematuros têm três vezes mais risco de ser hospitalizados em decorrência do VSR do que um bebê nascido no tempo, pesando mais de 2,5 quilos. “Para os bebês prematuros, a infecção pelo VSR é um problema sério e de saúde pública. De todos os bebês infectados pelo vírus, 30% terão problemas por longo prazo, como crises de chiado repetidas e asma. Os problemas causados pelo vírus sincicial respiratório podem ser prevenidos e é importante que os médicos orientem as famílias sobre isso”, explica.

O especialista destaca que o VSR é um vírus sazonal que geralmente circula entre março e setembro, nas estações de outono e inverno, apesar de não estar relacionado a baixas temperaturas. “Para crianças acima de dois anos de idade, ou adultos saudáveis, a infecção pode ser confundida com um resfriado. Mas em crianças prematuras ou portadoras de doenças cardíacas congênitas e displasia broncopulmonar, o vírus pode dobrar o tempo de hospitalização. Bronquiolite e pneumonia são as consequências mais comuns e o VSR pode levar também a criança a apresentar um chiado recorrente, que pode perdurar até os 13 anos de idade”, afirma.

Como não há tratamento específico, a prevenção é o melhor remédio. A Sociedade Brasileira de Imunização recomenda a imunização com anticorpo monoclonal palivizumabe, que reduz em 70% a necessidade de internação e mortalidade de prematuros. E orienta medidas preventivas, como lavar as mãos antes de tocar no bebê, sempre higienizar os objetos do bebê, evitar aglomerações e o contato do bebê com crianças mais velhas e adultos com sintomas de resfriados ou gripes e, também, com fumantes e ambientes poluídos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por