Se você tem manchas de sol na pele, já começou a perceber o aparecimento de rugas, luta para esconder estrias ou sente que está iniciando o processo de envelhecimento, não precisa mais entrar em pânico. Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Gabriela Hueb, o peeling de cristal tem como principal finalidade promover a aceleração da mitose celular fisiológica. Parece complicado, mas o importante é saber que isso resulta em uma pele mais fina, viçosa e saudável, já que com o tratamento é possível remover as células mortas da pele e, assim, regenerá-la.
A especialista explica que o método, também conhecido como microdermoabrasão, é uma técnica de esfoliação não cirúrgica e não invasiva. “O tratamento utiliza cristais de hidróxido de alumínio para fazer uma espécie de esfoliação da pele. Esse é um dos procedimentos estéticos mais realizados nos Estados Unidos e, pela sua simplicidade e rápida recuperação, é chamado de lunch peel ou peeling da hora do almoço. Ou seja, a pessoa pode retornar imediatamente às suas atividades”, conta.
O tratamento é contraindicado nos casos de lesões acompanhadas de inflamações. Nos demais casos a especialista destaca que o peeling tem resultados positivos na diminuição de rugas superficiais ao redor dos lábios, no tratamento de sequelas de acne, clareamento de manchas ou mesmo das camadas mais superficiais da pele, terapia de fotoenvelhecimento, tratamento de foliculite, que são inflamações geralmente provenientes de depilações, prevenção e diminuição de estrias, tratamento pré-cirúrgico estético, quinoides, cicatrizes hipertróficas, entre outros problemas.
A técnica é praticamente indolor, não é invasiva e não necessita de nenhum tipo de anestesia. O tratamento é indicado para todos os tipos de pele, mas o tempo de aplicação varia de 40 a 80 minutos, incluindo o tempo de higienização e hidratação antes e depois do procedimento. (TM)