O Conselho Nacional de Nutricionistas orienta consumidores a comprarem frutas e legumes com cascas mais resistentes em épocas de chuvas. De acordo com especialistas, as cascas protegem os alimentos e facilitam a higienização para o consumo seguro. Além disso, é importante lembrar de lavar bem os alimentos e higienizá-los.
De acordo com a infectologista Danielle Borges Maciel, algumas doenças podem ser motivo de preocupação redobrada por parte da população, em função das chuvas. “As doenças de transmissão através da água são infecciosas e aumentam nesse período. Entre elas estão febre tifoide e paratifoide, disenterias bacterianas, vermes e cólera, que não temos por aqui, mas existe o risco. Há também as doenças virais, como hepatites e dengue (uma das mais importantes)”, alerta a especialista.
Os problemas mais preocupantes são leptospirose, que pode ser transmitida através da urina de ratos encontrada na água de enxurradas, cuja bactéria leptospira entra diretamente na pele, causando a doença. “Já o problema da dengue é piorado por conta do aumento dos criadouros do mosquito da dengue”, destaca Danielle. No caso da Hepatite A, a contaminação é via oral ou fecal, através de objetos e alimentos contaminados e o contato direto com a água na boca. Diarreias e intoxicações alimentares em geral são transmitidas pelo contato com alimentos mal preparados.
Em caso de febre, vômito, diarreia, dor no corpo, prostração, é importante procurar atendimento em uma unidade de saúde no próprio bairro onde mora. Entre os cuidados necessários nesta época está evitar deixar lixos na rua, que, além de ser criadouros de mosquitos, podem entupir bueiros e causar enchentes; evitar jogar lixos em terrenos baldios e sempre fazer a higienização adequada de mãos e alimentos. Encontrar um destino adequado para fezes e fraldas, e usar água potável, descartando a de poços, evitam a contaminação por hepatite. E sempre dar preferência a alimentos cozidos, pois crus podem estar contaminados.
Para as frutas consumidas com casca, é fundamental lavá-las bem em água corrente, colocá-las em uma solução de hipoclorito e enxaguá-las em água corrente. Para as frutas consumidas descascadas, a orientação é lavá-las em água corrente, secá-las e colocá-las na geladeira. Segundo o Conselho, em caso de enchentes, a recomendação é preferir consumir frutas descascadas.