Os tablets são uma nova plataforma de leitura, não apenas de livros e textos, mas também de notícias e artigos. Assim, muitos dos seus usuários dedicam muito tempo dos seus dias à leitura nesses dispositivos. De acordo com pesquisa desenvolvida pelo Pew Research Center em 2011, 53% das pessoas que possuem tablets leem notícias todos os dias. Ela mostrou também que 77% dos donos desses eletrônicos os usam diariamente, durante a média de 90 minutos.
Porém, esse hábito pode oferecer alguns riscos à saúde dos olhos. “Tanto o uso de tablet como de computadores faz com que adultos ou crianças fixem a visão mais no objeto de leitura. Com isso, a frequência do piscar pode diminuir e causar piora da lubrificação ocular, como vermelhidão, irritação e sensação de corpo estranho nos olhos. Esse quadro pode levar à síndrome do olho seco, termo usado para descrever um grupo de diferentes doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequada do olho”, explica o médico Daniel Moon Lee, sócio-diretor e chefe do departamento de Catarata e Implantes de Lentes do Hospital de Olhos INOB.
Existem formas de prevenir esse e outros problemas. É preciso estar atento ao posicionamento do eletrônico e também à iluminação do ambiente. “Se o tablet ou o computador ficar a uma distância muito próxima dos olhos, aumenta o esforço de acomodação ou o foco, o que pode causar dores de cabeça depois de uma leitura prolongada”. A distância correta de posição do tablet é de cerca de 40 cm, dependendo das proporções corporais do usuário. Fazer pausas durante a leitura também pode ser benéfico.