SAÚDE

Pesquisadores estudam autismo usando dentes de leite de crianças

Durante o estudo, os pesquisadores têm coletado dentes de leite de crianças com autismo, para identificar as diferenças biológicas

Publicado em 14/06/2013 às 00:17Atualizado em 19/12/2022 às 12:29
Compartilhar

Para entender o autismo, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o professor Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, está desenvolvendo o projeto “A Fada do Dente”. Durante o estudo, os pesquisadores têm coletado dentes de leite de crianças com autismo, para identificar as diferenças biológicas existentes nos neurônios com autismo, estudar o funcionamento e testar drogas.

“O foco do estudo é procurar entender o que acontece dentro do cérebro do paciente com autismo”, disse Patrícia Beltrão Braga, bióloga, professora da USP e coordenadora da pesquisa no país, em entrevista à Agência Brasil. Segundo ela, para que isso ocorra, seria preciso acessar as células que estão dentro do cérebro dos autistas. O japonês Shinya Yamanaka desenvolveu um método de reprogramação de uma célula já adulta, transformando-a em uma célula-tronco semelhante às embrionárias, ou seja, as células adultas são rejuvenescidas até a fase correspondente a seis ou sete dias após a fecundação do óvulo. “A partir deste momento, pegam-se essas células e se produzem os neurônios, já que essas células embrionárias têm a capacidade de virar qualquer tecido ou órgão do corpo”, explica a pesquisadora.

O próximo passo é fazer experimentações com medicamentos para ver se é possível reverter os sintomas do autismo. “O autismo é uma doença neurodegenerativa, em que o paciente tem dificuldade de atenção e de sociabilidade, ou ter alterações de comportamento”, frisa. Os pais cujos filhos têm diagnóstico de autismo podem ajudar no projeto, entrando em contato com os pesquisadores, por projetoafadadodente@yahoo.com.br.

Os pais cadastrados recebem, então, um kit para recolher o dente do filho quando ele cair. Caso o dente de leite caia e o kit não esteja por perto, a indicação é colocá-lo dentro de um copo com água filtrada e deixá-lo na geladeira para que a polpa não seque e as células não morram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por