SAÚDE

Pesquisas garantem que bom humor faz bem para saúde; veja dicas

Publicado em 06/10/2020 às 19:02Atualizado em 18/12/2022 às 10:03
Compartilhar

Foto/Pixabay

Rir é o melhor remédio? Apesar de tudo, a frase tem um fundo de respaldo científico. Segundo os especialistas, o bom humor fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças, aumenta a energia e ainda é antídoto para o estresse e as dores.

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido apontam que rir reduz em até 10% a sensação de dor. Alguns estudiosos ainda garantem que o riso e o bom humor protegem até o coração, melhorando a ventilação pulmonar e o fluxo sanguíneo, protegendo contra problemas cardiovasculares e melhorando até o desempenho sexual.

Uma pesquisa realizada com idosos no Japão mostrou que pacientes mais bem-humorados tinham menos riscos de doenças cardiovasculares graves. Já outro levantamento publicado na Noruega revelou que ter o senso de humor em dia está também diretamente associado a uma maior expectativa de vida.  

Pesquisadores da Universidade Loma Linda, na Califórnia, nos Estados Unidos, provaram que o bom humor é um forte aliado até para o bem-estar profissional. Segundo o estudo, pessoas bem-humoradas conseguem se adaptar e lidar melhor com situações adversas. O riso, de acordo com a pesquisa, ajuda, inclusive, a melhorar a memória e o aprendizado uma vez que diminui os hormônios do estresse. Não é à toa que a psiconeuroimunologia é uma nova especialidade da medicina que estuda a maneira pela qual as emoções influem no sistema imunológico.  Segundo alguns estudos, um bom sorriso no rosto deixa os músculos relaxados por até 45 minutos, aliviando a tensão física e o estresse. Um estudo norte-americano ainda dá a dica: três minutos de boas risadas equivalem a dez minutos de exercício de remo.  

A ciência já mostrou que pessoas mal-humoradas liberam hormônios que causam palpitações, dores de cabeça, arritmia e até dificuldade de digestão. Em níveis extremos, o mau humor pode até predispor derrame cerebral, infarto e câncer. E os especialistas garantem que, se o bom humor contagia, o peso de ser mal-humorado também afeta todos à nossa volta.

Mas como ser bem-humorado?

 A reportagem de O Tempo elencou algumas dicas valiosas para colaborar com esse process

- O primeiro passo, segundo os especialistas, é investir na produção dos hormônios que formam o chamado “quarteto da felicidade”. A serotonina, a endorfina, a ocitocina e a dopamina são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. E, para isso, a dica é se exercitar regularmente e manter uma dieta balanceada. Os especialistas alertam que, quando em desequilíbrio no organismo, o quarteto pode provocar estresse, insônia, desânimo, ganho de peso e, claro, mau humor. 

- Alimentos ricos em vitamina B, como salmão, batata, abacate e espinafre, além de ajudar na desintoxicação corporal, são excelentes aliados na produção de serotonina. Já os alimentos ricos em magnésio, a exemplo de feijão, banana, nozes, castanhas e amêndoas, vão te ajudar até a regular os nervos e as emoções. Os alimentos ajudam a melhorar o humor e são antidepressivos naturais. E pode ficar despreocupado; o chocolate não fica de fora desta lista. A versão amarga, que possui 70% de cacau na composição, também está liberada pelos médicos.  

- Tenha momentos de respiro. E não precisa se preocupar em se dedicar a grandes atividades para isso, ouvir uma música, tomar sol, meditar ou passar cinco minutos brincando com seu cachorro pode te garantir momentos de alívio e bom humor durante todo o dia.

- Agradeça pelas coisas boas que aconteceram em sua vida. Fazer uma lista e lembrar de suas conquistas te distância dos pensamentos negativos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por