O terçol é uma obstrução na glândula da pálpebra próxima aos cílios, que inflama e forma um abscesso. É mais comum em crianças e em pessoas com a pele oleosa. Nas crianças, a falta de higienização nas áreas dos olhos associada ao contato da mão suja podem favorecer o surgimento da doença. Já entre os adultos, o problema em geral está relacionado à pele oleosa, ao clima seco, além do uso continuo e incorreto de maquiagem.
Apesar de comum durante o ano todo, a doença pode aumentar no inverno, quando os olhos ficam mais secos, favorecendo o entupimento e a inflamação da glândula. De acordo com a oftalmologista Erika Silvino Rodrigues, a higiene frequente nas áreas dos cílios e pálpebras pode reduzir os riscos do surgimento do nódulo, mas não existe prevenção 100% efetiva. “Durante o sono, produzimos uma quantidade menor da parte aquosa da lágrima, o que aumenta a oleosidade local, favorecendo o surgimento do terçol. Por isso, realizar a limpeza dos olhos logo pela manhã reduz a possibilidade de inflamação”, esclarece.
Segundo a especialista, a oleosidade da pele também pode provocar acumulo de gordura e bloquear a glândula, promovendo uma elevação semelhante a uma espinha, próxima à região dos cílios, que não oferece nenhum risco de transmissão para outras pessoas ou de um olho para outro. “O uso de maquiagem ao redor dos olhos sem limpeza adequada, bem como produtos vencidos são outros fatores que podem levar à obstrução dos poros, desencadeando o terçol”, alerta.
Na maioria dos casos, o nódulo some sozinho, sem que seja necessário tratamento, mas não é descartado o uso de colírio ou pomada de antibiótico com corticoide caso o terçol não suma em uma ou duas semanas, ou esteja associado à dor, conforme avaliação médica. “Compressas mornas e massagem local ajudam na drenagem do nódulo. Mesmo com todo incômodo, nunca perfure ou esprema o terçol”, completa.
A especialista recomenda, ainda, evitar coçar ou esfregar os olhos, ter cuidado com o uso da maquiagem, que pode causar irritação. O ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, pois ajuda a manter a lubrificação correta dos olhos. É fundamental lavar os olhos pelo menos duas vezes ao dia e incluir na alimentação ingredientes ricos em ferro, magnésio, cálcio e outras vitaminas essenciais ao nosso organismo.