SAÚDE

Pilates ajuda a prevenir e a tratar dores nas costas

Dorsalgia ou dor nas costas pode ser proveniente dos músculos, nervos, ossos, das articulações ou de outras estruturas ligadas à coluna vertebral; pode ser constante ou intermitente

Thassiana Macedo
Publicado em 03/05/2014 às 23:59Atualizado em 19/12/2022 às 07:57
Compartilhar

A dorsalgia ou dor nas costas pode ser proveniente dos músculos, nervos, ossos, das articulações ou de outras estruturas ligadas à coluna vertebral; pode ser constante ou intermitente; localizada ou difusa; em picada ou ardor. Pode deslocar-se pelo braço e pela mão ou pela parte superior das costas, ou pela perna e pelo pé ou incluir fraqueza e dormência. Mas uma coisa é certa, a dor nas costas é uma das queixas mais frequentes.

Segundo o educador físico André Ferreira, estima-se que entre 65% e 80% da população mundial têm ou vai desenvolver esse problema na vida. “Crises agudas de dorsalgia, ou de lombalgia, são as principais causas de afastamento do trabalho e podem estar ligadas principalmente à má postura e ao sedentarismo”, explica.

O especialista destaca que a espinha dorsal é uma complexa rede que liga nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos. “Grandes nervos que se originam da espinha e vão até as pernas e braços podem espalhar dor para as extremidades. A dor nas costas pode ser experimentada mesmo sem nenhum problema anatômico aparente. O objetivo do Pilates no tratamento da dor nas costas é reduzir a intensidade da dor, restabelecer as atividades normais, ajudar a lidar com a dor residual e com os efeitos colaterais da terapia convencional”, destaca o educador físico.

André Ferreira ressalta que a maioria dos exercícios de Pilates fortalecem os músculos necessários para dar suporte adequado à coluna e facilitam a conscientização sobre o que realmente é a postura correta. “Mas fazer apenas os exercícios de Pilates não é o suficiente. Se a pessoa quer melhorar sua postura e curar as dores nas costas, deve incorporar o exercício na sua rotina diária. É necessário manter a coluna com as curvaturas normais e a contração abdominal nas atividades diárias. Dessa forma perceberá mudanças nas costas, na postura e no bem-estar”, frisa.

A tensão no pescoço e nos ombros é outra reclamação comum. “As pessoas tendem a se sentar em um computador por horas a fio e mesmo nos locais de trabalho mais ergonômicos é quase impossível evitar a sobrecarga dos músculos do pescoço e dos ombros. A própria posição de trabalho em frente ao computador faz com que forcemos mais a musculatura dos ombros para segurar os braços no momento de digitar. As pessoas também tendem a manter a tensão emocional e o estresse em seus pescoços e os exercícios de Pilates ajudam a relaxar”, informa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por