SAÚDE

Pilates atua no tratamento e prevenção da dor crônica

Cerca de 40 milhões de brasileiros sofrem de dor crônica continuada por mais de três meses, ou seja, 30% dos adultos no Brasil têm o problema geralmente...

Thassiana Macedo
Publicado em 21/11/2012 às 11:18Atualizado em 19/12/2022 às 16:10
Compartilhar

Cerca de 40 milhões de brasileiros sofrem de dor crônica continuada por mais de três meses, ou seja, 30% dos adultos no Brasil têm o problema geralmente negligenciado por longo tempo. Atualmente, a doença passou a ser uma das prioridades da medicina fazendo surgir inúmeras alternativas para tratar o problema. E o pilates está diretamente ligado a dores crônicas.

O personal André Ferreira destaca que as mulheres são as mais vulneráveis. A proporção hoje é de um homem doente para cada três mulheres com dor crônica que são afetadas especialmente nas pernas e costas, nos pés e na cabeça, o que leva à principal causa de faltas ao trabalho no país. “A dor crônica ocorre sem que haja estímulo doloroso, como acontece com boa parte das lombalgias, não tem função de ser sintoma de outra doença, persiste mesmo com a interrupção do estímulo doloroso e dura mais de três meses”, esclarece. E vale lembrar que a dor crônica é diferente da dor aguda, que é um mecanismo de proteção, já que serve para avisar o organismo de que algo não vai bem. Além disso, a aguda vai embora assim que a origem do problema desaparece, e a dor crônica, “é como se o alarme de um carro fosse disparado sem que ele estivesse sendo roubado”, afirma Ferreira.

Para resolver as dores crônicas, o especialista afirma que o pilates é uma técnica que vem ganhando respaldo científico, e encorajando médicos a indicar para seus pacientes. “As razões para se buscar o pilates são as mais variadas. Há desde os desejosos de esculpir o corpo, inspirados por celebridades como a cantora Madonna, até os interessados em exercícios capazes de ajudar na prevenção ou na recuperação de dores e lesões”.

O personal explica que o conceito do pilates é o “centro de força”, são os músculos da coluna, do quadril, das coxas e do entorno do abdome, e o princípio do método é justamente fortalecer essas regiões para garantir uma boa sustentação para o corpo. “Além disso, o pilates contribui para manter o peso. O trabalho muscular aumenta a massa magra no corpo que, por sua vez, potencializa o consumo calórico do organismo. Isso quer dizer que para ganhar músculos é necessário aumentar a quantidade de calorias consumidas pelo corpo para manter-se, pois as células musculares gastam mais energia para funcionar do que as células de gordura”, frisa André.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por