SAÚDE

Pilates oferece corpo torneado e em boa forma para o verão

O Pilates propicia corpos alongados, torneados, em forma e emagrece, conforme a intensidade dos exercícios, a frequência e os hábitos alimentares

Thassiana Macedo
Publicado em 09/01/2013 às 09:51Atualizado em 19/12/2022 às 15:23
Compartilhar

Até o final de 2011, o Brasil era um dos países recordistas no uso de anfetaminas para emagrecimento. Isto porque a maioria das pessoas busca dietas milagrosas que prometem o peso ideal sem esforço e de maneira muito mais rápida.

O problema é que, com a perda de gordura, perde-se também a saúde, já que o uso de medicamentos, especialmente quando a utilização não é acompanhada por um profissional habilitado, nem sempre é saudável. Mas há alternativas mais divertidas e positivas para a qualidade do emagrecimento. O Pilates propicia corpos alongados, torneados, em forma e emagrece, conforme a intensidade dos exercícios, a frequência e os hábitos alimentares.

Conseguir emagrecer não é uma consequência exclusiva de quem pratica apenas o Pilates. De acordo com o personal trainer e educador físico André Ferreira, é importante combinar esses fatores, mas ele explica que a intensidade e a quantidade de vezes que uma pessoa se exercita numa semana influenciam diretamente nas calorias queimadas. “Quanto mais intensa a aula e maior a frequência, mais chances de haver um emagrecimento através da prática de Pilates, apesar da técnica somente tonificar e modelar o corpo”, frisa.

Segundo o especialista, ao fortalecer a parede abdominal, o exercício acaba contribuindo para diminuir a “barriga largada para a frente”, ou seja, a flacidez abdominal, reduzindo medidas sem perder um quilo sequer. “Tendo um hábito saudável, alimentando-se bem e fazendo Pilates de duas a três vezes por semana num nível mais avançado, o peso diminui gradualmente e as gordurinhas localizadas e as temidas celulites são eliminadas”, destaca.

O personal trainer afirma que muitas pessoas fazem a associação errada do termo emagrecer quando percebem, sobre a balança, que houve perda de peso. “Seja com dieta, prática de exercícios físicos ou a combinação de ambos, o processo de emagrecimento deve buscar a eliminação de gordura”.

O gasto energético de uma aula não atinge a abrangência de uma caminhada ou corrida, mas o aumento do bem-estar e da disposição acaba conduzindo o corpo ao emagrecimento. Isto porque o Pilates atua na respiração, um dos fatores essenciais para a queima de calorias e até mesmo para a regeneração de tecidos. “Além disso, acontece a melhora na autoestima e o crescimento da consciência da pessoa para que mude todo o seu estilo de vida, o que influencia diretamente na ansiedade, que causa o aumento de peso”.

Segundo o educador, o foco do Pilates é a melhora do aspecto postural. “Mas não se pode descartar que, durante a prática, outras melhoras sejam observadas, como o emagrecimento. Embora o processo aconteça com a combinação entre exercícios, é possível que a perda de peso ocorra por meio da prática de Pilates”, esclarece Ferreira.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por