Assim como a criação de empresas, também é preciso planejar na hora de formar uma família. De acordo com a assistente social Tatiane Campos Fernandes, o planejamento...
Assim como a criação de empresas, também é preciso planejar na hora de formar uma família. De acordo com a assistente social Tatiane Campos Fernandes, o planejamento familiar é um conjunto de ações que tem por finalidade permitir que o casal esquematize o nascimento dos filhos.
“Deve-se pensar bem na hora de formar uma família, no momento de decidir se quer ter ou não filhos; se está realmente preparado financeiramente e emocionalmente. Além disso, tomar conhecimento dos métodos contraceptivos. O planejamento familiar é um conjunto de ações que o serviço de saúde pode oferecer às pessoas que desejam planejar a vida em família. Uma ação que deve ser desenvolvida não somente para quem deseja fazer laqueadura ou vasectomia, mas também para aqueles que desejam saber como planejar a sua vida a dois”, explica Tatiane.
De acordo com a assistente social, esta deve ser uma ação que envolve todos os poderes públicos para ajudar o casal a se programar e ter informações necessárias, evitando problemas futuros. Esta orientação existe no serviço público apenas para aquelas pessoas que não querem mais ter filhos e pretendem fazer a cirurgia definitiva. “Entretanto, poderia estar disponível para um público maior, com uma equipe nos Cras orientando a população sobre como planejar bem uma família”, encerra. (GS)