Os brasileiros estão vivendo nova fase no esporte, o desenvolvimento das lutas ou artes marciais mistas. Cada dia...
Os brasileiros estão vivendo nova fase no esporte, o desenvolvimento das lutas ou artes marciais mistas. Cada dia que passa, novas modalidades estão se popularizando entre homens e também entre elas. Assim como eles, há cada vez mais mulheres adeptas de esportes anteriormente praticados apenas por homens, como é o caso do boxe, MMA, muay thay, aikido, caratê, tae kwon do, entre outros. Em Uberaba isto não tem sido diferente. Em busca de saúde, de aprendizado na área de defesa pessoal ou mesmo de um corpo mais esbelto, as academias estão lotadas de novos alunos dessas “modalidades da moda”.
De acordo com o cirurgião-dentista Hugo Giovanni Motta Benedetti, o esporte é saudável desde que sejam tomados os devidos cuidados. Para ele, praticantes não podem se esquecer das regras, mas principalmente de usar um protetor bucal, que pode ser pré-fabricado ou personalizado. “Muitos alunos não usam protetores bucais adequados ou simplesmente não usam nada. Podemos dizer que a função principal do protetor bucal é absorver e dissipar o impacto, protegendo os dentes de uma possível fratura. Também evita a reabsorção das raízes do dente devido às pancadas, assim como dilacerações da mucosa, principalmente em pessoas que usam aparelhos ortodônticos, e fraturas na mandíbula e na articulação temporomandibular. Com isso, as chances de o atleta sofrer um nocaute diminuem significativamente”, explica o especialista.
Segundo a Academia Americana de Odontologia Esportiva, o uso do protetor bucal personalizado diminui em 80% o risco do trauma dental. “Os protetores pré-fabricados são os que facilmente são encontrados em lojas de artigos esportivos, possuindo vários modelos, porém com poucas alternativas de tamanho. Os populares protetores do tipo ‘ferve e morde’ possuem limitações, pois sua adaptação nos dentes é muito pequena. Por se soltarem facilmente, exigem que o atleta mantenha os dentes sempre serrados, limitando a respiração pela boca”, ressalta.
Hugo Giovanni Motta destaca que os protetores bucais personalizados são feitos pelo dentista, a partir de moldagem feita da boca do atleta. “São aparelhos confeccionados em placas de silicone ou materiais mais modernos, como nos protetores laminados, que podem ser coloridos, ter o nome do atleta ou uma figura. Esses protetores laminados são feitos de E.V.A., um material que oferece absorção de impacto até seis vezes melhor do que protetores convencionais”, completa Benedetti. O especialista alerta, ainda, que, além dos esportes de combate, o futebol, a corrida, o basquete entre outros têm suas vantagens com os protetores.