SAÚDE

Prática regular de exercício físico por idosos reduz ida ao médico

Os idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que os sedentários

Thassiana Macedo
Publicado em 21/10/2013 às 13:47Atualizado em 19/12/2022 às 10:33
Compartilhar

Os idosos que praticam exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que os sedentários. É o que mostra estudo feito pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), com dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Foram selecionados pacientes com idade média de 79 anos para uma avaliação que durou um ano. Um grupo de 48 idosos que fazem exercícios reduziu em 35% a procura de atendimento em relação a 44 pacientes sedentários. Além dos benefícios à saúde, a prática de exercício evita a ocupação de leitos hospitalares e procedimentos complexos.

De acordo com o especialista em Metabolismo, Exercício e Nutrição, Roberto Carlos Burini, é preciso alertar a população sobre a necessidade da prática regular de atividades físicas. “O chamado lazer saudável, hoje, tem o significado de conforto, então o indivíduo não abre mão do seu conforto, do seu automóvel, do seu aparelho de televisão e do controle remoto. São tecnologias que priorizam e privilegiam um estilo de vida sedentário. Se verificarmos nossos ancestrais, eles andavam 19 quilômetros por dia para obter água e comida. Hoje conseguimos obter as mesmas coisas por telefone. Ou seja, o homem deixou de gastar energia para sua sustentação, para a obtenção de seu alimento”, destaca.

Roberto Burini ressalta que a população atual também deixou de gastar energia para o ir e vir. Hoje, as pessoas se deslocam tanto para lugares distantes quanto para locais próximos, utilizando a tecnologia e sem qualquer gasto energético ou exercício. “Por outro lado, existe uma parcela da população que continua ainda tendo uma atividade física laboral intensa, são os serventes de pedreiro, lixeiros etc. Ou seja, indivíduos que gastam energia em função da sua profissão”, esclarece.

Sendo assim, o principal desafio global é tornar a prática da atividade física como uma prioridade para aumentar o nível de saúde e

reduzir o risco de doenças.

A conclusão dos pesquisadores é de que os governos devem desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por