A Fundação Hemominas informa que todos os cidadãos que foram imunizados com a vacina trivalente, que protege...
A Fundação Hemominas informa que todos os cidadãos que foram imunizados com a vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo gripe sazonal e Influenza A H1N1, devem aguardar o prazo de quatro semanas para voltar a se candidatar à doação de sangue. Entretanto, o coordenador do Hemocentro de Uberaba, Paulo Roberto Juliano, está convocando esses candidatos para que façam a doação antes de receber a vacina.
Caso a pessoa tenha sido vacinada e queira fazer a doação de sangue, o coordenador recomenda aguardar no mínimo quatro semanas. “Isto porque, após a vacinação, ocorrem reações de defesa no organismo e, no caso do vírus da gripe, os exames sorológicos podem dar falso positivo para hepatite, sífilis, doença de Chagas e HIV, por exemplo. Por isso a pessoa fica impossibilitada de doar”, revela.
Segundo a Portaria 1.353 de 2011, do Ministério da Saúde, podem doar sangue os cidadãos com boa saúde e idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e não ter doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão candidatar-se à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou a autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório, cujo modelo de autorização está disponível no site da Hemominas.
A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos que já tiverem feito a doação pelo menos uma vez antes dos 60 anos poderão doar até a idade de 67 anos. (TM)