SAÚDE

Prevenção deve ser constante até o fim da vida, alerta médica

A oftamologista Jussara Regina de Almeida esclarece que, passadas as fases da infância e adolescência, isso não pode...

Publicado em 30/07/2012 às 10:41Atualizado em 19/12/2022 às 18:14
Compartilhar

A oftamologista Jussara Regina de Almeida esclarece que, passadas as fases da infância e adolescência, isso não pode significar esmorecimento da necessidade de prevenção. Pois na idade adulta, por exemplo, a partir dos 40 anos surge a visão cansada para perto e a indicação de óculos para leitura. “Atualmente, o foco é a cirurgia facorrefrativa para erradicar cada vez mais precocemente o uso de óculos para longe e para perto com implantes de lentes intraoculares multifocais e a correção pelo laser é também uma opção. Nesta idade, outra preocupação é o Glaucoma, que causa diminuição do campo visual e necessita o uso contínuo de colírios para manter a pressão intra ocular nos padrões de normalidade”, afirma.

Neste sentido, a indicação cirúrgica está cada vez mais rara, porém a mais moderna é a técnica do shunt Ex-Press, válvulas e também o laser, que garante excelente resultado quando não há controle medicamentoso. No caso de retinopatias diabética e hipertensiva, e oclusões vasculares como hemorragias retinianas, é importante saber que as doenças são tratáveis com laser de argônio e Avastin intravítreo. “Já o exame de fundo de olho é importante para a prevenção de cegueira nesta idade”, completa Jussara.

Na terceira idade, as preocupações devem se intensificar novamente, já que é a fase que exige mais cuidados na prevenção e controle da Doença Macular Relacionada à Idade, problema associado ao uso de bebidas alcoólicas, fumo, exposição ao sol e herança genética, devendo ser tratada com antioxidantes e se indicado Lucentis. “A catarata é muito frequente para os pacientes acima de 60 anos, não havendo contra indicação cirúrgica, podendo ser realizada nos dois olhos de uma só vez, desde que seja realizada por profissional capacitado e utilizando um aparelho de alta tecnologia, chamado Infinit, proporcionando resultados seguros e imediatos, inclusive com a retirada total dos óculos e o implante de lentes intraoculares”, destaca a oftalmologista.

Ela explica ainda que lentes cada vez mais sofisticadas corrigem astigmatismo, presbiopia e miopias de grau elevado, de acordo com indicação precisa do oftalmologista, sendo a cirurgia rápida, indolor e segura. Por isso, o exame oftalmológico anual previne a cegueira em qualquer idade, mas especialmente nesta fase da vida. “O uso de óculos com proteção ultra violeta deve ser indicado desde a infância, evitando o máximo de exposição solar das 9 as 15 horas. A alimentação deve ser saudável, com vegetais e frutas, evitando-se cada vez mais os carboidratos e carnes vermelhas. Para todas as idades, evitem tratamentos duvidosos, óculos de comerciantes com lentes de baixa qualidade óptica e lentes de contato de baixo custo, comercializadas irregularmente”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por