O Brasil hoje faz parte do grupo de países com baixa incidência de cárie dentária, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)
O Brasil hoje faz parte do grupo de países com baixa incidência de cárie dentária, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “É esse o direito que garantimos aos brasileiros: o direito de sorrir, mastigar bem, beijar e se sentir feliz com dignidade”, disse a presidente Dilma Rousseff.
Com o programa, 400 mil dentes a menos foram extraídos por ano, indo no sentido contrário do que se fazia anteriormente no país. “Temos que deixar definitivamente para trás aquele país em que somente os mais abastados podiam sorrir abertamente e boa parte da população, envergonhada, tinha que levar a mão à boca para esconder a falta de dentes”, disse a Presidente.
Atualmente, 80 milhões de pessoas têm acesso à atenção de Saúde Bucal pelo programa Brasil Sorridente, uma das políticas públicas mais importantes dos governos Lula e Dilma para garantir acesso, com qualidade, aos serviços e ações de Saúde. Em 1998, 30 milhões de brasileiros nunca tinham ido ao dentista. Quando o programa completou dez anos, uma marca importante tinha sido alcançada: a quantidade de crianças que nunca tiveram um dente cariado subiu de 30% para 48%, colocando o Brasil dentro dos índices recomendados pela OMS.
Além disso, desde 2010, 1.650 laboratórios produziram mais de quatro milhões de próteses dentárias, que foram entregues gratuitamente a pessoas que tiveram seus dentes arrancados no passado.