Em comemoração aos 50 anos da legalização da profissão de psicólogo no Brasil, será realizada, entre os dias 20 e 24 de agosto, a Semana do Psicólogo. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 14, através da internet. O evento é voltado para alunos e profissionais da área de Psicologia e profissões afins.
Durante o evento serão realizadas palestras e debates entre psicólogos da área clínica, jurídica e esportiva, além de docentes da UFTM, da Universidade Federal de Uberlândia e Uniube. Entre os assuntos para debate estão a terapia familiar sistêmica, princípios da hipnose, psicodrama público, medicalização da educação e da sociedade, psicologia do esporte e relação entre a psicologia e a justiça.
Ainda no evento serão promovidas mesas-redondas a respeito de temas como luto, adoção e políticas públicas ligadas ao uso de álcool e outras drogas. No dia 20, às 22h, no auditório A do Centro Educacional e Administrativo da UFTM, haverá o lançamento de dois livros: “Diálogos em Psicologia: práticas profissionais e produção do conhecimento”, organizado por Sabrina Martins Barroso e Fábio Scorsolini-Comin. O outro foi assinado pelos demais docentes do curso de Psicologia da UFTM e tem como título “Quando a morte nos visita”, de autoria da psicóloga Vera Lúcia Dias. Após o lançamento, haverá coquetel de confraternização.
A profissão é regulamentada pela Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962, que confere ao psicólogo o direito de utilizar privativamente métodos e técnicas psicológicas com objetivos de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento.