SAÚDE

Psicoterapia ajuda a tratar ansiedade patológica

Pessoas ansiosas vivem menos, diz a sabedoria oriental, porque ela interfere diretamente no ritmo da respiração

Publicado em 19/02/2013 às 12:27Atualizado em 16/12/2022 às 04:51
Compartilhar

Pessoas ansiosas vivem menos, diz a sabedoria oriental, porque ela interfere diretamente no ritmo da respiração. A ansiedade que rouba o sono, tira o foco e a concentração, que dá vida própria a pensamentos e sentimentos indesejáveis, e consome a energia do dia a dia, não é natural, mas sim a patológica. As pessoas vivem um estado de irritação crônica por estar sempre alerta e isso repercute na saúde.

A psicóloga Amélia Kassis explica que este tipo de ansiedade é coisa séria. Seus sintomas variam e existem casos de obesidade e insônia relacionados ao problema. “Como em toda síndrome, o diagnóstico tem que ser feito por um especialista e pelo conjunto de sintomas físicos e emocionais que devem perdurar, no mínimo, por seis meses. Os sintomas podem incluir dificuldades para relaxar, dormir e se concentrar, cansaço excessivo, irritabilidade, tensão muscular, boca seca, enjoos, diarreia e taquicardia, entre outros problemas”, esclarece.

De acordo com Amélia, algumas técnicas têm se mostrado eficazes no tratamento da ansiedade, como a psicoterapia. “Ela ajuda a melhorar a percepção do indivíduo sobre si mesmo e o mundo, aumentando sua autoestima e desenvolvendo sua capacidade de sentir prazer. Já o ioga também pode ajudar o paciente a reaprender a respirar, aumentando a consciência e o controle de si mesmo. Outras sugestões são a terapia corporal, que aumenta sua percepção corporal e redireciona sua energia vital, e a massagem, que permite trabalhar em pontos específicos do corpo para equilibrar e administrar conflitos físicos e emocionais”, afirma.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por