Foto/Reprodução
Em um momento onde as emoções são constantemente pautadas, seja pelo mundo real ou pelas redes sociais, muitos especialistas destacam a importância de se falar sobre esses assuntos, principalmente, com profissionais da área, em busca de soluções efetivas para os possíveis problemas. Nesse sentido, surgem muitas dúvidas sobre o momento certo para procurar ajuda, por isso se faz necessário ter uma atenção especial aos sinais que o corpo dá durante as situações de anormalidade.
Entendendo que o acompanhamento é o primeiro passo para o equilíbrio psicológico, a psicóloga Ivana Teles, integrante do Sistema Hapvida - aponta a importância dessa fase. “Essas questões da saúde mental interferem na nossa realidade no dia a dia, daí a importância do acompanhamento psicológico, porque ele vem para nos ajudar a equilibrar os sentimentos, equilibrar os comportamentos quando a gente percebe que existem situações muito adoecedoras”.
Alguns indícios externos também apontam a necessidade de se buscar atendimento especializado. Por isso, Teles destaca algumas das tantas características que merecem atenção especial. “Quando a gente passa a ter medo de forma frequente, intensa ou quando existem episódios de raiva constante e irritabilidade. Tudo isso são sinais de que as nossas emoções estão com alguma alteração que merecem cuidados”.
“Além disso, a gente também percebe a nível comportamental. Por exemplo, temos preocupações muito frequentes e isso interfere no nosso sono ou até mesmo na alimentação, como comer demais ou comer menos, além dos prejuízos nas nossas relações”, destaca a especialista, que também alerta para os momentos em que o indivíduo deixa de realizar atividades que, antes, eram prazerosas.
Com o objetivo de ter controle sobre os sentimentos que afetam a saúde mental, a psicóloga finaliza destacando a importância de conhecer a si mesmo, a fim de evitar maiores problemas para a saúde. “Praticar o autoconhecimento é fundamental, porque a gente começa a observar que existe alguma questão que não está legal, que está diferente do que acontecia antes na nossa realidade, e aí o suporte psicológico vem para auxiliar nessas situações, entendendo o que está acontecendo com você, o que está gerando toda essa situação, e o que pode ser feito a respeito”.
Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.