Casamento é um processo emocionante e, ao mesmo tempo, apresenta desafios, principalmente para quem está no início de uma relação
Casamento é um processo emocionante e, ao mesmo tempo, apresenta certos desafios, principalmente para quem está no início de uma relação. Começa uma etapa de adaptação, cheia de novidades e de descoberta sobre o outro e sobre si mesmo. Conforme a convivência do casal aumenta, mais se conhece sobre as opiniões, os hábitos, a forma como se comportam e, obviamente, como cada um dorme. Aliás, muitos casais podem não ter ideia, mas dormir junto, que é sinônimo de carinho, abraços e companhia, pode se tornar um problema na relação a dois, ainda mais quando envolve a qualidade do sono, a rotina que cada um possui e possíveis distúrbios.
Segundo uma pesquisa realizada no ano passado, na Universidade da Califórnia, a falta de uma noite de sono de qualidade pode ser um dos fatores responsáveis pelo parceiro se sentir rejeitado pelo outro. Foram estudados mais de 60 casais, com idades entre 18 e 56 anos, e aqueles que declararam ter dormido mal foram os que mais tinham comportamentos egoístas no relacionamento, eram menos gratos pelos seus parceiros e menos atenciosos. Em consequência, o outro se sentia rejeitado e não correspondido da mesma forma que expressava seus sentimentos.
Para a Consultora do Sono Renata Federighi, uma das hipóteses para esse comportamento pode estar no fato de as pessoas que dormem mal ou insuficientemente, em geral, acordarem de mau humor, sem disposição e com dores no corpo, gerando uma má convivência com os outros. “No caso dos casais, aqueles que possuem menos ânimo ao acordar possivelmente terão mais dificuldade em ser gentis com o parceiro, complicando o relacionamento. Ter um padrão ruim do sono acarreta em mudanças no metabolismo e deixa o organismo predisposto a complicações”, afirma.
Independente da forma como você dorme com o seu parceiro ou parceira, é importante estar atento a algumas dicas. “Procure dormir oito horas por noite. Essas horas fazem com que o organismo realize todas as funções necessárias, além de proporcionar um descanso merecido. Utilize travesseiro em altura e suporte apropriados ao seu biótipo. Isso faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, além de evitar torções e inflamações dos tecidos”, frisa.
Para Renata Federighi, só vá para a cama quando tiver sono. “Ver televisão, ficar no computador ou ler um livro na cama fazem com que o corpo se esqueça para que ela serve e, com isso, acabe despertando o indivíduo, o que pode causar, inclusive, insônia”, completa.