Para atender o crescimento da demanda de produção e serviços, a abertura de postos de trabalho com horários pouco convencionais
A falta de sono atrapalha o organismo a recuperar as energias
Para atender o crescimento da demanda de produção e serviços, a abertura de postos de trabalho com horários pouco convencionais vem se tornando cada dia mais comum. Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto do Sono, com base em informações do Ministério do Trabalho, cerca de 15 milhões de brasileiros trabalham durante a noite, sendo o adicional noturno um dos atrativos, já que representa acréscimo de 20% na renda do trabalhador.
Essa mudança, porém, não deve servir de justificativa para a má qualidade do sono. Devido à alteração do relógio biológico, causada principalmente pela irregularidade nos períodos de sono, as pessoas ficam muito mais propensas a desenvolver doenças cardiovasculares, distúrbios hormonais, digestivos, neuropsicológicos, problemas na visão, fadiga crônica, alteração no comportamento, dentre outros.
A falta do sono com boa qualidade tem impacto no balanço energético do organismo, podendo aumentar o risco do desenvolvimento do diabetes tipo II. O otorrinolaringologista Marus Sallum, especialista em sono, destaca que há maneiras de ter uma boa e revigorante noite de sono, seguindo algumas recomendações. “Mantenha um ritual do sono, como escovar os dentes ou beber água antes de dormir. Conserve um horário para se deitar e levantar, isso favorece o funcionamento do relógio biológico. Prepare o ambiente, escurecendo, diminuindo o som de ruídos e coloque o quarto em temperatura agradável. Ingira somente alimentos leves antes de dormir e no mínimo uma hora antes de se deitar. Não beba álcool ou tome bebidas estimulantes como chá ou café, e não fume antes de dormir. Pratique esporte, mas evite exercícios fortes pelo menos quatro horas antes de se deitar”, revela.
Manter hábitos corretos é fundamental, já que é durante o sono que o organismo realiza o processo de regeneração celular e recupera as energias essenciais para o equilíbrio. (TM)