SAÚDE

Ranger de dentes pode ser causa de dores de cabeça

O bruxismo pode ocasionar desgaste e amolecimento dos dentes, problemas na gengiva e na articulação, além de dores de cabeça diárias e precisa de cuidados

Thassiana Macedo
Publicado em 30/07/2013 às 00:06Atualizado em 19/12/2022 às 11:47
Compartilhar

Dores de cabeça podem aparecer em qualquer pessoa e pelas mais diversas razões, que vão desde as mais simples até infecções mais complexas, chegando a ser provocadas por causas psicológicas. Um exemplo desse problema que tem se tornado muito comum, especialmente entre crianças, pode estar diretamente relacionado com a ortodontia, ou seja, com a apertamento dos dentes, disfunção conhecida como bruxismo.

O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. “Além de desgastar os dentes, durante a noite, a pessoa força muito a musculatura causando a dor de cabeça, problemas gengivais, mobilidade dos dentes ou disfunção na articulação da mandíbula, ou seja, problemas ósseos”, alerta o odontólogo Renato de Souza Ferreira. A origem do nome bruxismo vem da na Idade Média quando o ranger de dentes estava relacionado à ideia de enfeitiçamento por bruxaria. Quando o hábito é diurno é chamado de “briquismo”.

O ranger ou apertamento dos dentes leva a um estresse da musculatura que pode resultar numa fadiga muscular ou mesmo num processo inflamatório. A fadiga provoca acúmulo de ácido lático e causa a conhecida dor de cansaço muscular: dor de queimação, que costuma se localizar na região das têmporas, entre o final das sobrancelhas e os ouvidos. Pesquisas buscam desvendar as causas da desordem que pode estar ligada a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos como os de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo. Não se sabe exatamente o motivo, mas o bruxismo acontece em cerca de 15% das crianças e afeta homens e mulheres de forma indistinta.

Outros sintomas podem ser a dor e o zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos do rosto devido ao esforço realizado pelos músculos da mastigação, estalos ao abrir e fechar a boca e até alterações do sono, já que esse é um problema que acontece mais à noite. Ainda não se conhece um tratamento eficaz para curar o bruxismo, mas é possível tratar e amenizar os seus efeitos. Renato de Souza esclarece que de forma paliativa é preciso produzir uma placa para proteger os dentes durante o sono. “É uma placa de acrílico que ameniza o problema, moldada segundo o formato da arcada dentária”, frisa o dentista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por