A mamoplastia redutora, popularmente conhecida como cirurgia de redução das mamas, está entre os procedimentos mais ...
A mamoplastia redutora, popularmente conhecida como cirurgia de redução das mamas, está entre os procedimentos mais realizados em todo do mundo. Ela é altamente eficaz no alívio dos sintomas relacionados ao excesso de peso nas mamas, como postura inadequada e dores na coluna.
“Complicações após cirurgia de redução de mama, particularmente infecções, são mais comuns em mulheres a partir dos 50 anos do que nas mais jovens”, afirmam pesquisadores norte-americanos.
Através de estudo realizado com 1.192 mulheres submetidas à cirurgia de redução de mama entre 1999 e 2009, pesquisadores do The Johns Hopkins Medical Institutions, nos Estados Unidos, avaliaram as taxas
e tipos de complicações em
três diferentes grupos etários de mulheres: com menos de 40 anos; entre 40 e 50, e maiores de 50.
Os resultados da pesquisa sugerem que as mulheres com mais de 50 anos sofrem maior risco de desenvolver infecções após a mamoplastia (a taxa de infecção foi 2,7 vezes maior entre as mulheres com 50 anos ou mais, em comparação ao grupo com menos de 40 anos).
O estudo mostra, ainda, que mulheres com mais de
50 anos tendem a ter maior taxa de problemas de cicatrização, o que pode levar à necessidade de novas cirurgias corretivas para cicatrizes e retirada de tecido morto na pele (chamada desbribamento).
Os pesquisadores acreditam que esses problemas ocorram devido às variações hormonais pelas quais essas mulheres passam durante a menopausa.