É válido lembrar, que sem a segunda dose, nenhuma criança estará realmente protegida contra a gripe comum, a H1N1 e...
Na segunda-feira, 11, pais e responsáveis devem ficar atentos ao início da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o vírus Influenza H1N1. É válido lembrar, que sem a segunda dose, nenhuma criança estará realmente protegida contra a gripe comum, a H1N1 e suas complicações, como pneumonia, por exemplo, que levam à internação e podem resultar em morte.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Lacerda, de 25 de maio a 1º de junho, 45.043 pessoas foram imunizadas contra a gripe em Uberaba. Isso corresponde a 92,58% de cobertura, envolvendo 5.245 crianças, 2.921 trabalhadores em saúde, 2.589 gestantes e 34.302 idosos. “Em Uberaba, 5.245 crianças que receberam a primeira dose da vacina contra a gripe devem retornar às unidades para participar da segunda etapa. É necessário intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose. Por isso, os pais devem conferir a data constante no cartão de vacina e levar os filhos para completar o esquema de vacinação. Só assim as crianças estarão efetivamente protegidas contra a gripe”, afirma a diretora do departamento.
As mais de cinco mil crianças que foram imunizadas com a primeira dose devem, agora, retornar aos postos de vacinação para receber o reforço. Portanto, devem comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Regionais de Saúde (URS’s) ou ao Ambulatório Maria da Glória, que estão com o serviço disponível, portando a Carteirinha de Vacinação. (TM)