SAÚDE

Região tem cinco óbitos por H1N1

A influenza ou gripe é historicamente uma doença antiga que provoca epidemias anualmente e pandemias...

Publicado em 24/07/2012 às 11:12Atualizado em 19/12/2022 às 18:21
Compartilhar

A influenza ou gripe é historicamente uma doença antiga que provoca epidemias anualmente e pandemias com intervalos regulares. Em 2009, um novo tipo do vírus influenza foi identificado como Influenza A/H1N1, mas o surgimento de novas variedades do vírus continuará a apresentar um desafio para a Saúde Pública.

De acordo com Denise Maciel Carvalho, responsável pelo Núcleo de Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde, em agosto de 2010, após evidência epidemiológica, a Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia de 2009 como encerrada. “Mesmo com o fim da pandemia o vírus continua a circular produzindo surtos localizados. Atualmente, a situação epidemiológica da influenza no Brasil evidencia a circulação de três tipos de vírus influenza: Influenza A/H1N1, Influenza A/H3N2 e influenza B”, revela. Ela ressalta que a evolução usual da gripe é a resolução espontânea em sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Alguns casos podem evoluir com complicações, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave. “As medidas de prevenção e controle incluem a utilização de vacinas para influenza sazonal e pandêmica, a proteção quando espirrar ou tossir, a utilização de lenço descartável para higiene nasal e a higienização das mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar”, reforça Denise.

Cuidados destinados a qualquer pessoa, pois entre os casos confirmados e que ainda aguardam resultado para Influenza A H1N1, de janeiro a julho de 2012, nos 27 municípios de responsabilidade da Superintendência, há diferença de idade, sexo e predisposição. Como portadora de doença crônica de 59 anos e homem de 67 anos portador de leucemia, ambos residentes em Pedrinópolis, cujos óbitos foram confirmados em Uberlândia, bem como um caso de óbito aos 54 anos confirmado em Jales. Os óbitos confirmados em Uberaba são de um homem de 60 anos, residente em Frutal, portador de cardiopatia crônica e uma uberabense de 46 anos, hipertensa e tabagista. Aguardando resultado estão um óbito aos 77 anos em Frutal e um homem de 31 anos, portador de insuficiência renal, em Araxá. (TM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por