Os benefícios da terapia de reposição hormonal (TRH) devem ser específicos para cada mulher, e deve ter acompanhamento médico
O Dia Mundial da Menopausa, celebrado em 18 de outubro, fez especialistas lembrarem que, apesar de a menopausa ser considerada um fenômeno natural da vida humana, seus efeitos interferem drasticamente na maneira de viver de cada mulher. Por isso, o tratamento para minimizar esses sintomas aliado ao acompanhamento de um profissional qualificado é ideal não apenas para se manter longe de doenças como para manter a qualidade de vida.
Alternativas não comprovadas pela ciência podem contribuir. “Exercícios físicos, boa dieta, vida tranquila e sem estresse servem para todo mundo. Plantas como a folha de amora, ou alimentos como a soja e o inhame mexicano poderiam ser usados por todos”, destaca o ginecologista Marco Fábio Prata Lima. Para o tratamento do climatério ou menopausa, porém, o que realmente funciona é o uso de hormônios.
Os benefícios da terapia de reposição hormonal (TRH) devem ser específicos para cada mulher. “Hoje escutamos mais, discutimos as indicações com as pacientes, os efeitos a favor e contrários à terapia hormonal”, revela Lima, uma vez que as contraindicações são poucas, mas importantes. “Não se deve usar hormônios em mulheres com sangramento uterino; que tiveram infarto; com doença do fígado; com antecedentes de câncer de mama e do corpo do útero, ou que tiveram tromboses. Portanto, é fundamental nunca usar medicações aleatoriamente, sem prescrição e acompanhamento médico”, alerta Lima.
Hábitos saudáveis facilitam o convívio com as mudanças que acontecem no corpo feminino por conta dessa fase.
O especialista indica alguns cuidados importantes para quem quer passar por essa fase com qualidade de vida:
- procure seu ginecologista regularmente, principalmente após os 40 anos;
- hormônios fazem bem, mas podem causar câncer se usados sem orientação médica;
- exercite-se sempre: ossos, coração e seu emocional vão agradecer;
- alimente-se e durma bem, mas diminua gorduras e açúcar.