Quem tem espaços, precisa modificar a forma, a cor e o tamanho dos dentes com mínimo desgaste pode encontrar na técnica odontológica que utiliza laminados cerâmicos, uma solução para longo prazo. O objetivo do procedimento de restauração realizado por meio de lâminas de porcelana fixadas com uma cola especial é tornar o sorriso bonito e com um aspecto muito mais saudável.
De acordo com o cirurgião dentista Marcelo Sivieri Araújo as lâminas envolvem a parte frontal e o topo dos dentes. “Com os laminados cerâmicos é possível restabelecer forma, cor, contorno, textura e alinhamento dos dentes anteriores, superiores ou inferiores, e mesmo aqueles comprometidos por fraturas, alterações congênitas ou adquiridas, diastemas e restaurações antigas”, explica.
Uma das vantagens do procedimento é que o preparo da estrutura do dente, quando necessário, é relativamente pouco se comparado ao preparo dos dentes que recebem coroas totais. “Esse mínimo desgaste, realizado na parte da frente dos dentes a serem restaurados, permite que o laminado seja colado diretamente ao esmalte. A preservação do esmalte é fundamental para o sucesso da adesão entre a restauração e o dente, e, portanto, para a durabilidade do procedimento”, destaca Marcelo Sivieri.
Após a cimentação dos laminados, cada pessoa torna-se responsável pela preservação do desempenho da restauração. “Além da correta higiene oral, ausência de hábitos como roer as unhas, morder canetas e lápis, ranger e/ou apertar os dentes, o indivíduo deverá evitar ainda o tabagismo, a ingestão frequente de alimentos com corantes, como vinho, café, chá preto, suco de uva, refrigerantes à base de cola, etc. E deverá visitar o dentista periodicamente para fazer os controles clínicos”, esclarece o especialista.
Segundo o cirurgião dentista, são restrições consideradas leves, mas que exigem disciplina. “Quando respeitadas, promovem a manutenção de sorriso saudável, funcional e belo por muitos anos”, esclarece. Sivieri destaca ainda que o sucesso da restauração com os laminados, dependerá do respeito à saúde da boca como um todo, incluindo a manutenção de uma boa mastigação, ausência de doenças e estabilidade a longo prazo, com os cuidados promovidos pela própria pessoa. (TM)