A dieta desintoxicante não tem como objetivo principal a perda de peso, mas a retirada de toxinas do organismo, principalmente do fígado, onde essas toxinas mais se acumulam, e do intestino, que muitas vezes perde sua capacidade de absorção com o acúmulo das mesmas. A nutricionista Kézia Mendes Prata revela, no entanto, que ela também serve para o emagrecimento saudável.
“Para isso, devem ser retirados do cardápio, durante a desintoxicação, carnes vermelhas e frango, frituras, alimentos industrializados, inclusive o adoçante, com glúten e com lactose, ovo e açúcares. “Devem ser incluídas preparações naturais e com ingredientes orgânicos à base de antioxidantes que previnem o envelhecimento celular e melhoram o funcionamento do organismo, como vitamina A, vitamina C, zinco, magnésio, entre outros.
A dieta de desintoxicação deve ser feita sempre sob a orientação de um nutricionista, pois, se feita de maneira errada, pode comprometer a saúde”, alerta.
A nutricionista destaca que, durante a desintoxicação, é permitido comer arroz integral, quinua, broto de feijão, leguminosas como lentilha e grão-de-bico, peixe (menos frito), legumes, verduras, frutas e chás de ervas (sem açúcar ou adoçantes). “É bem interessante e tenho orientado meus pacientes a prepararem o suchá, que nada mais é que o suco preparado com o chá. Alguns chás têm função diurética, o que contribui para eliminar o líquido retido no organismo”, conclui Kézia Mendes. (TM)