De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a osteoartrite, também conhecida como artrose, é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”. Ainda segundo a entidade, a doença atinge preferencialmente mulheres, que são acometidas nas mãos e joelhos, sendo que entre os homens a doença atinge em especial a articulação do fêmur com a bacia.
Levantamentos realizados por especialistas da SBR revelam que a osteoartrite aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais frequente após os 60 anos. A partir dos 75 anos, mais de 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, enquanto somente de 30% a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias realmente se queixem da presença de dor crônica.
Segundo o reumatologista Hamid Alexandre Cecin, a doença é multifatorial, tendo como primeiro fator de risco a obesidade. “Isto porque a articulação foi feita para suportar determinado peso. Se ela é capaz de suportar 50 quilos, por exemplo, e o indivíduo pesa 100 quilos, ele pode desenvolver a artrose. Entretanto, ela só se manifesta se houver um fator desencadeante, dentre os quais hormonal. O diabetes e a menopausa, por exemplo, predispõem à artrose ou osteoartrite”, afirma o especialista. (TM)