Como a doença se apresenta com inúmeras faces e, sendo assim, com tratamentos diferentes, em alguns casos pode haver interferência
Segundo o reumatologista Felipe Prata Misiara, os cuidados devem ser redobrados, principalmente durante as crises. “Entre eles estão a proteção total contra o sol, repouso alternado com exercícios leves, dieta sem abuso de sal, açúcar ou gorduras, evitar situações muito estressantes, já que a crise tem relação com o estado emocional, e evitar o uso de medicação por conta própria”, alerta Misiara.
Como a doença se apresenta com inúmeras faces e, sendo assim, com tratamentos diferentes, em alguns casos pode haver interferência do uso de anticocepcionais ou de uma gravidez. “Às vezes, não podem ser usados anticoncepcionais orais, principalmente quando existe tendência a tromboses. Já a gravidez não é proibida, desde que a pessoa esteja na fase de remissão há certo tempo, não tenha comprometimento renal grave e não esteja tomando medicamentos que possam gerar risco à saúde da criança”, esclarece o especialista. O médico lembra, porém, que a gravidez se torna de alto risco, devendo ser seguida rigorosamente pelo obstetra.