Nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o município conta com verba especial, conseguida junto ao...
Nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o município conta com verba especial, conseguida junto ao governo de Minas Gerais, que será investida para redução das filas de espera por cirurgias eletivas em Uberaba. Atualmente, o município atende Uberaba e cerca de 20 cidades da região, por ser considerada polo em atendimento em saúde.
De acordo com a diretora de Regulação da SMS, Lamonise Ribeiro, um mutirão foi lançado em setembro de 2011 para atender quem já estava à espera da cirurgia. Pacientes estão sendo chamados em ordem cronológica a partir da data mais antiga de inscrição na fila. “A expectativa é realizar, em média, 190 operações por mês e assim suprir a demanda existente”, explica.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, até o momento o mutirão realizou 756 procedimentos em pacientes que aguardam a operação desde 2005. Deste total de cirurgias eletivas, 338 foram de catarata. O restante inclui cirurgias de hérnia, varizes, tireoide, laqueadura, vasectomia, prostectomia, retirada de amígdalas, entre outras. A campanha continua ao longo deste ano.
“A lista inclui pessoas residentes em Uberaba e outras cidades da região. Os pacientes serão informados quando chegar a sua vez”, orienta a diretora de Regulação. Ou seja, as pessoas que aguardam na fila não precisarão procurar o departamento para garantir seu atendimento.
Dentro da campanha, estão credenciados para fazer as cirurgias o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o Hospital Universitário da Uniube, o Hospital e Maternidade São Domingos e as clínicas do Instituto de Olhos, Oftalmocentro e Hospital São Paulo. (TM)