SAÚDE

Saúde digestiva na terceira idade: cuidados em busca do bem-estar

No início do mês, foi comemorado o Dia Mundial do Idoso, faixa etária que já representa 20 milhões da população em todo o Brasil

Publicado em 02/11/2014 às 15:18Atualizado em 17/12/2022 às 02:55
Compartilhar

No início do mês, foi comemorado o Dia Mundial do Idoso, faixa etária que já representa 20 milhões da população no Brasil. A partir dos 65 anos, homens e mulheres precisam tomar alguns cuidados para evitar problemas com a má digestão. Nessa idade, os órgãos passam a funcionar em um ritmo mais lento e, apesar de vermos muitos idosos ativos, o que é um fator positivo, não significa que devem deixar de lado os cuidados básicos entre uma refeição e outra.

“O processo da digestão não muda de acordo com a idade. O que acontece, no caso do idoso, é a lentidão na captação dos nutrientes ingeridos. Isso acontece porque, da mesma forma que a nossa pele, os órgãos envelhecem. Outro fator que pode contribuir para uma digestão mais lenta é o excesso de medicamentos utilizados para outras patologias. Além disso, durante a terceira idade, pode-se apresentar baixa produção dos sucos e ácidos gástricos, o que também contribui para uma digestão mais demorada”, explica a nutricionista especialista em Fitoterapia, Vanderlí Marchiori.

Apesar disso, há algumas medidas que podem facilitar o processo digestivo. Segundo a nutricionista, sucos ácidos pela manhã e antes das refeições podem ser ótimas opções. Também há algumas plantas, como a espinheira-santa, erva-doce e o boldo, que ajudam a evitar desconfortos estomacais.

Além da lentidão, determinados alimentos em excesso podem ser muito prejudiciais à digestão do idoso. “A terceira idade deve evitar gorduras vindas das carnes, cremes de leite e receitas ricas em açúcar. Esses alimentos aumentam a formação de gases, além de atrapalharem o processo de absorção de nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como vitaminas e minerais”, afirma Vanderlí.

Em caso de exageros em comemorações ou afins e o consequente surgimento de problemas, como enjoo, má digestão e sensação de “embrulho no estômago”, a nutricionista aconselha o uso de medicamentos fitoterápicos, chás digestivos e alimentação rica em fibras.

Caso a má digestão apareça, existe no mercado brasileiro uma série de medicamentos que auxiliam nos distúrbios do fígado, estômago e intestino, entre eles o fitoterápico Eparema®, que é feito à base de ruibarbo, cáscara-sagrada e boldo, produzido pelo laboratório Takeda.

“O mais importante é o idoso não deixar de curtir bons momentos. Esta fase pode ser vivida com saúde e felicidade. O que muda são apenas alguns cuidados especiais. Pode-se optar, eventualmente, por pratos mais ‘pesados’, mas algumas regras não devem ser esquecidas. No caso da digestão, eles podem abusar de frutas como abacaxi, que contribuem no processo digestivo; saladas, água e farelo de aveia”, finaliza Vanderlí. Com essas dicas, o idoso estará pronto para curtir uma das melhores fases da vida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por