SAÚDE

Saúde incorpora medicamento para tratar sintoma do autismo

Ministério da Saúde acaba de incorporar ao Sistema Único de Saúde a oferta do 1º medicamento para tratar os sintomas do autismo. Trata-se de medicamento conhecido como Risperidona

Thassiana Macedo
Publicado em 17/09/2014 às 19:13Atualizado em 17/12/2022 às 03:39
Compartilhar

Ministério da Saúde acaba de incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) a oferta do primeiro medicamento para tratar os sintomas do autismo. Trata-se de medicamento conhecido como Risperidona e irá auxiliar na diminuição das crises de irritação, agressividade e agitação, sintomas comuns em pacientes com a doença. A estimativa é de que o tratamento esteja disponível gratuitamente à população a partir do início de 2015 e que beneficie em torno de 19 mil pacientes por ano.

De acordo com o neurologista pediátrico Alfredo Leboreiro Fernandez, a Risperidona já é utilizada para o tratamento do transtorno do espectro autista há muitos anos. “Acontece que a medicação só era fornecida gratuitamente na rede para o tratamento de pacientes portadores de esquizofrenia. Segundo o Ministério da Saúde, a partir de agora a mudança é que a Risperidona também será liberada para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, afirma.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 70 milhões de pessoas no mundo tem a doença. No Brasil, a estimativa é de que este número alcance dois milhões de pessoas. A expectativa é de que o Ministério da Saúde invista R$ 669 mil para a compra do remédio. Vale lembrar que o autismo aparece nos primeiros anos de vida e, apesar de não ter cura, existem técnicas, terapias e medicamentos, como o Risperidona, que podem proporcionar mais qualidade de vida a pacientes e respectivas famílias.

O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade. Muitos pacientes apresentam comportamento agressivo, agitado, o que exige cuidado e dedicação permanente. E, segundo a coordenadora-geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Vera Mendes, a medicação associada ao conjunto de terapêuticas ofertado pelo SUS é fundamental para o desempenho da criança. “O remédio vai ajudar a regular os sintomas comportamentais, deixando o paciente mais apto e equilibrado na prática de suas atividades, além de melhorar seu convívio na vida social e familiar”, destaca.

Para o atendimento do autismo na rede pública, são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde ações de habilitação e reabilitação coordenadas por equipe multiprofissional, focados nas dimensões cognitivas e de linguagem oral, escrita e não-verbal, incluindo intervenções educativas e comportamentais direcionadas aos sintomas. Os pacientes também podem ser acolhidos em Centros Especializados em Reabilitação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por