Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firmou parceria com times de futebol do país para incentivar a doação de sangue entre os torcedores
Meta é um ilhão de doadores para prevenir baixas nos estoques
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, firmou parceria com times de futebol do país para incentivar a doação de sangue entre os torcedores brasileiros. Mobilização visa a aumentar os estoques de sangue dos hemocentros, antecipando a possibilidade de baixa de doações no período de férias escolares no mês de julho.
A medida também objetiva estimular o agendamento de doações para atender a população turística durante a Copa das Confederações, em maio. A meta é chegar a um milhão de doadores. No Hemocentro de Uberaba, por exemplo, a queda no número de doações gerou déficit nos estoques de sangue de todos os tipos sanguíneos, que já estão abaixo de 50%. A situação do estoque de sangue do tipo O positivo é ainda mais grave, abaixo de 70%.
Cerca de 30 times brasileiros já aderiram à mobilização, como Santos (SP), Corinthians (SP), Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Fluminense (RJ), Palmeiras (SP), Internacional (RS), Grêmio (RS), Paysandu (PA), Avaí (SC), Ponte Preta (SP), Portuguesa (SP), Coritiba (PR), Paraná (PR), Santa Cruz (PE), Sport (PE), Bota Fogo (RJ) e Ceará (CE) entre outros. A expectativa é de que mais clubes participem das ações nas redes sociais, por meio dos perfis do Ministério da Saúde no Facebook, Twitter e Instagram. Os torcedores podem acessar e divulgar informações pela hashtag #torcedorsanguebom.
Torcedores e demais interessados em doar sangue devem procurar o serviço mais próximo de sua residência. O Hemocentro de Uberaba funciona na avenida Getúlio Guaritá, nº 250, Abadia. Segunda, terça, quinta e sexta-feira, o Hemocentro está aberto das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17 horas. Quarta-feira e sábado, o local funciona das 7h às 12h. Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, ter peso acima de 50 kg, ter idade entre 18 e 67 anos. Também podem doar jovens de 16 e 17 anos, desde que acompanhados de responsável. Nunca vá doar sangue em jejum. (TM)